O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 08/10/2022

Renda Renascença

De acordo com a Lei n° 12.174 de 20 de Dezembro de 2021, a Renda Renascença foi considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Paraíba.
Data de publicação: outubro 8, 2022

Municípios: Monteiro, Zabelê, Camalaú, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro

A Renda Renascença é uma atividade artesanal e uma técnica têxtil surgida no século XVI, tendo origem em Veneza, na Itália. Chegou ao Brasil pela mão das mulheres dos colonizadores europeus e passou a fazer parte das tradições rurais do semiárido do Nordeste brasileiro. Há influência muito forte também das freiras estrangeiras que, nos conventos, ensinavam este tipo de trabalho às alunas. A Renascença chegou à Paraíba na década de 1950 pelas mãos de algumas mulheres que residiam nos municípios de Camalaú, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro e Zabelê, que na época eram todos distritos da cidade de Monteiro.

A renda Renascença possui uma beleza fascinante, símbolo de resistência, força e riqueza. A trama é formada com a ligação, por linha e agulha, de um fitilho chamado de lacê. Após alinhavarem o lacê ao desenho e à almofada, as artesãs rendam as mais delicadas peças de utilitários, decorativos e vestuário.

O lacê é uma fita fina que sustenta a trama tecida com os pontos que entrelaçam os fios, sobre um desenho de papel que é apoiado em uma almofada de tecido. Combinação de diferentes pontos, como dois amarrados, pipoca, abacaxi, sianinha, traça e entre outros. 

Em 2022, o município de Monteiro ganhou o título de Cidade Mundial do Artesanato para a Renda Renascença, se tornando assim símbolo Internacional do Artesanato da Paraíba. O reconhecimento, chancelado pelo Conselho Mundial de Artesanato, é fruto de um trabalho realizado através de parceria entre o Sebrae Paraíba, Governo do Estado e Prefeitura de Monteiro, que com o apoio de outras instituições conduziram o processo de candidatura da cidade.

De acordo com a Lei n° 12.174 de 20 de Dezembro de 2021, a Renda Renascença foi considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Paraíba. A lei foi de autoria do Deputado Estadual Chió.

Maiara Alves

Fontes:

https://auniao.pb.gov.br/servicos/arquivo-digital/doe/2021/dezembro/diario-oficial-21-12-2021.pdf 

https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2021/12/21/renda-renascenca-e-reconhecida-patrimonio-cultural-imaterial-da-paraiba.ghtml

https://paraibaonline.com.br/economia/2022/05/23/paraibana-conquista-titulo-cidade-mundial-para-a-renda-renascenca/

http://talentos.portalsemear.org.br/coopetigre-e-renda-renascenca/

https://www.artesol.org.br/renasci