Município: Mamanguape – PB
Distância João Pessoa: 51,6 Km
Via de acesso: BR 101
A Reserva Biológica Guaribas, criada em 1990 por meio do Decreto Federal de nº 98.884, de 25 de janeiro de 1990, tem como objetivo proteger um dos últimos remanescentes de Floresta Atlântica do Estado da Paraíba e abrigar espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção, sendo um dos últimos grupos de macacos guariba, em que abrange uma área no total de 4.028,38 hectares distribuídos em 03 áreas: SEMA 1 – 673,64 hectares, SEMA 2 – 3.016,09 hectares, e SEMA 3 – 338,82.
O bioma e ecossistemas são compostos de Florestas Estacionais Semideciduais de Terras Baixas, Floresta Ombrófila Densa Aluvial, Áreas de Tensão Ecológica, Zonas de Transição e Sistema Secundário.
A Reserva Biológica Guaribas tem este nome em função de uma homenagem prestada às populações de Guaribas (Allouata belzebul), primatas também conhecidos como Bugios ou Macacos Gritadores, e que se encontravam praticamente extintos, devido à perda de seus habitats. Na época, foi sugerido que se firmasse um compromisso de repovoar a área com a espécie que dá nome à Reserva, transformando-a em símbolo (espécie-bandeira) da Unidade de Conservação.
Existe um convênio entre a Universidade Federal da Paraíba e o Ibama, em que pesquisadores e alunos fazem estudos abordando fauna, flora, meteorologia. Está previsto um estabelecimento de uma parceria com alunos do novo campus da UFPB no litoral norte (Mamanguape/Rio Tinto) no curso de ecologia, em que serão abordados estudos de geoprocessamento e educação ambiental nas comunidades do entorno, além de outros temas.
Fontes:
http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/imgs-unidades-coservacao/rebio_guaribas.pdf
https://pt.wikipedia.org/wiki/Reserva_Biol%C3%B3gica_Guaribas
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1990-1994/D98884.htm