Município: Santa Rita – PB
Distância da capital: 25 Km
Via de acesso: BR 230
Entrada é permitida por meio de autorização prévia.
Construído em torno do século XVI, o Engenho Gargaú possui uma área de 1.058 hectares, que está inserida em uma matriz de canaviais e poucos fragmentos de vegetação secundária.
Quando os holandeses conquistaram Paraíba, a usina de açúcar Gargaú era de propriedade de Jorge Lopes Brandão, mais tarde, esta fábrica foi confiscada e vendida a Isaac de La Rasière, um dos mais ricos empresários holandeses que viveu em solo paraibano.
Durante a guerra entre holandeses e Português a usina se tornou um reduto importante, oferecendo abrigo para soldados e para a população.
Ainda há uma pequena igreja, a “Capela de Santana”, esta capela foi provavelmente parte da usina de açúcar do engenho Gargaú.
Na reserva encontra-se uma diversidade de animais, alguns deles são: suiriri (Tyrannus melancholicus), chorozinho-de-asa-vermelha (herpsilochmus rufimarginatus) e sanhaçu-cinzento (Tangara sayaca).
Existe um ponto de alimentação para macacos, instalado por alunos da UFPB (Universidade Federal da Paraíba), que desenvolvem pesquisa com o macaco-prego-galego (Sapajus flavius).
Na trilha é possível fazer a contemplação de pássaros, dentre eles uma especie endêmica da Mata Atlântica e ameaçada de extinção.
Fonte:
http://penelopesbirding.blogspot.com.br/2015/03/engenho-gargau-santa-rita-paraiba_35.html