Municipio: Sapé – PB
Distancia da capital: 47 km
Via de acesso: BR 230
Criada pela portaria 110-N (28/12/1995), localizada no Distrito de Santa Helena, dentro de uma fazenda de 2.600 hectares, sendo 266,53 dedicados à conservação. A reserva tem como objetivo a conscientização ambiental e a preservação das espécies animais, em especial a população de guariba-de-mãos ruivas e vegetais da mata atlântica da região.
Seu relevo apresenta uma altitude variável entre 75 e 150 metros. O clima da região é Tropical Litorâneo do Nordeste Oriental, sob o domínio das massas de ar úmidas provenientes do oceano Atlântico, com uma pluviosidade média anual de 1.600 mm, havendo uma maior concentração de pluviosidade no final do verão e início do inverno.
A vegetação é predominantemente do tipo Floresta Estacional Semidecidual (Floresta tropical subcaducifólia – IBGE, 1992). É possível distinguir dois tipos de ambientes: Um mais seco, tipo savana arbórea, e outro mais úmido, com árvores emergentes (superior a 35 m de altura e até 4 m de circunferência) e epífitas abundantes (Bonvicino, 1989), onde são encontrados vários córregos.
A unidade representa um importante bolsão protetor para a fauna e flora, boa parte já ameaçada de extinção, entre as quais: preguiças, jiboias, surucucus-pico-de-jaca, jacarés, veados, lontras, pacas guaribas, entre outros.
Curiosidade:
O guariba – de – mãos – ruivas (Alouatta belzebul) é uma espécie endêmica do Brasil com duas populações disjuntas, uma na Amazônia oriental, e outra na Floresta Atlântica ao Norte do Rio São Francisco. É um primata de tamanho médio, pesando aproximadamente (5 Kg), arborícola, frugívoro e folívoro que vive em grupos familiares e emite um forte grito característico usado na defesa do seu território.
Fontes:
http://www.museu-goeldi.br/editora/bn/artigos/cnv8n3_2013/samambaias(xavier).pdf
https://pt.wikipedia.org/wiki/Reserva_Particular_do_Patrim%C3%B4nio_Natural_Fazenda_Pacatuba