Naturalidade: João Pessoa-PB
Nascimento: 27/12/1985
Atividades artístico-culturais: Ator e Diretor de Teatro
Instagram: @romildoatorpb
Romildo Rodrigues da Costa, de nome artístico Romildo Rodrigues, é ator e diretor de teatro, nasceu em 27 de dezembro de 1985, em João Pessoa-PB. O artista filho de Lucio Marques Marcos da Costa e Maria Lúcia Alves Rodrigues da Costa sempre residiu em João Pessoa e relata que seus pais sempre o incentivaram a seguir na arte, desde os 9 anos já fazia cursos e participava de peças teatrais.
Ainda sobre as influências familiares ele destaca a pessoa de seu avô Luzardo Alves, que foi chargista e seu tio-avô, o compositor Livardo Alves que é autor da famosa marchinha de carnaval “Marcha da Cueca”, que ganhou o Brasil no carnaval de 1970 e é lembrada até hoje. Romildo tem como inspirações as divas do teatro brasileiro Marilia Pêra e Bibi Ferreira, e montou “Eternamente Bibi”(2019) uma homenagem à Bibi Ferreira através da arte do Transformismo.
A Cara Dupla Companhia de Teatro, companhia que Romildo Rodrigues montou com o seu irmão gêmeo Romilson Rodrigues já está na estrada há 18 anos, os irmãos também são conhecidos pelas personagens “Gêmeas Diet e Light”.
Os espetáculos da companhia ganharam várias premiações nacionais. Segundo Romildo um diferencial da sua companhia é a preocupação em fazer espetáculos que trabalham o conceito humanístico através da arte de representar. “Gratidão. Essa é a palavra que define os trabalhos realizados. A gente enquanto artista, continua a ser resistência teatral”, afirmou Romildo Rodrigues.
“Costumo circular em todos os âmbitos artísticos desde do Teatro Infantil, comédia, drama, teatro de revista. Com meu coletivo, o Cara Dupla Coletivo de Teatro onde já conquistamos em 3 anos mais de 40 prêmios em festivais nacionais de Teatro representando nossa Paraíba. ”
“O Surto, a Comédia” é um dos espetáculos mais premiados da Companhia, a comédia é baseada na Obra de Ariano Suassuna “O rico avarento”, “ O espetáculo “O Surto” é nosso carro chefe do coletivo Cara Dupla de Teatro”. Segundo o diretor Romildo Rodrigues, a peça já conquistou 12 prêmios em festivais. O elenco, além dos irmãos Romildo e Romilson Rodrigues, conta com Sidney Ruffino, Valmir Correia, Robson Oliver e Danny Barbosa.
O grupo Coletivo Cara Dupla já montou diversos espetáculos sob a direção de Romildo Rodrigues, com destaque para os infantis “Espantaram o Espantalho” (2009), “Scooby Doo” (2010), “Pluft, o Fantasminha” (2015), “O Pequeno Príncipe” (2016) e “A Cigarra e a Formiga” (2017).
“Todos os prêmios conquistados foram essenciais, porém ganhamos um prêmio do SatedPB de melhor coletivo de Teatro Infantil que foi sim um grande reconhecimento. ”
Fonte: Entrevista com Romildo Rodrigues por Israela Ramos