Pesquisa e texto: Sandra da Costa Vasconcelos
Município: Cuité – PB
Lançamento: Fevereiro de 2024
A Paixão de Cristo de Cuité, que anualmente atrai milhares de visitantes ao curimataú do estado durante a Semana Santa, é a principal fonte de inspiração para o desenvolvimento do roteiro turístico Caminhos da Paixão. O roteiro foi lançado para fomentar o turismo religioso no município, destacando também os seus atrativos históricos e culturais.
“A nossa intenção é aproveitar esse ambiente favorável à interiorização do turismo para que possamos, efetivamente, destacar, valorizar e fomentar todo o potencial do curimataú. Com o lançamento dessa rota, acredito que já estamos dando um grande passo para isso, com a geração de renda, oportunidades de vida e de geração de novos negócios para a região”, pontuou a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim.
Com até três dias de duração, o roteiro turístico possibilita aos visitantes uma imersão na história e na cultura do curimataú paraibano, especialmente em suas tradições religiosas. Incluindo não só a visitação de igrejas e capelas do município, o roteiro também contempla pontos como o Mercado Municipal, Salão do Artesanato e o Museu do Homem do Curimataú.
Incluindo ainda pontos de visitação na zona rural de Cuité, o principal destaque do roteiro Caminhos da Paixão é a visita ao Teatro do Olho D’água da Bica, considerado o maior teatro a céu aberto da Paraíba. No local, onde é encenada a Paixão de Cristo, os turistas podem percorrer a trilha dos castelos e conhecer o espaço onde acontece o evento.
Além disso, o roteiro turístico também apresenta ao público opções culturais e gastronômicas do município, oferecendo um vasto e valioso conjunto de informações para quem deseja conhecer o local, ao longo do ano com visitas a locais históricos e espirituais que conectam, a religiosidade, a cultura e a rica história de Jesus Cristo, uma experiência única de fé e devoção na Paraíba. Para saber mais sobre o Caminhos da Paixão, os interessados podem acessar, no Instagram, o perfil @caminhosdapaixao.
Fontes:
https://heyzine.com/flip-book/f6f9d57e80.html#page/132