O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 05/11/2024

Rota das Flores

Roteiro turístico do Brejo.
Data de publicação: novembro 5, 2024

Pesquisa e texto: Sandra da Costa Vasconcelos

Municípios: Areia, Remígio, Solânea e Pilões

Ano de Criação: 2023

A Rota das Flores foi lançada em 04 de dezembro de 2023 envolvendo as governanças institucionais e organizacionais do Turismo no Brejo. A partir do programa de Agentes de Roteiros Turísticos do SEBRAE, em parceria com a Prefeitura Municipal de Areia, UFPB Campus II, Remígio, Pilões, Solânea e Serraria.

Roteiro turístico do Brejo Paraibano, a rota representa a luta das mulheres empreendedoras da zona rural, o amor pelo seu pedaço de terra, as histórias que envolvem as famílias e suas gerações, a felicidade em colher as melhores e mais coloridas flores plantadas durante a vivência no duro trabalho do campo. Desburocratizar processos, capacitar o empreendedor e oferecer o  acesso de qualidade às Floriculturas aos turistas, são algumas das  premissas deste programa.

A rota das flores une, assim, duas grandes importantes histórias da região do Brejo Paraibano, a história de mulheres que encontraram através do cultivo das flores uma forma de manter suas famílias e um  roteiro cheio de sentido de vivência com o meio ambiente, trazendo também experiências e histórias incríveis de luta e superação, onde o turista vivencia a beleza do Brejo Paraibano, que vai além da Rota Cultural Caminhos do Frio. 

Para Maria das Dores dos Santos, presidente da ADEMASF – Associação para Desenvolvimento Sustentável de Macacos e Furnas a Rota das Flores vem sendo  uma importante atração turística, visando desenvolvimento e sustentabilidade para a região.

No dia do lançamento da Rota, o Governador do Estado da Paraíba sancionou a Lei 12.946, reconhecendo Areia como Capital Paraibana das Flores, cidade que  tem flores de todas as cores, inclusive as comestíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *