Pesquisa e texto: Sandra da Costa Vasconcelos
Lançamento: 2021
Municípios: Jericó , Catolé do Rocha, Brejo do Cruz , São Bento, Paulista, Santa Luzia, Patos, Pombal, Santa Luzia, São Mamede, Várzea e São José do Sabugi.
Tipo da Trilha: Trilha Regional
Início da Trilha: Zona urbana do Município de Jericó no Sertão Paraibano
Fim da Trilha: Na comunidade quilombola do Talhado, zona rural do município de Santa Luzia, Paraíba.
Instagram: @trilhadelongocurso
O primeiro trecho da Rota de Cicloturismo e Trilha de Longo Curso Vale dos Sertões, na Paraíba, existe desde 2021, mas começou a ser sinalizado em 29 de janeiro de 2023.
A rota completa compreende doze cidades, que passam por estradas rurais ou vias urbanas e passam por paisagens que são de tirar o fôlego, com comidas típicas e muita cultura popular.
Atrações não faltam pelo caminho. A começar por dois municípios que têm filhos ilustres: Catolé do Rocha que é terra natal do cantor Chico César; e Zé Ramalho que nasceu em Brejo da Cruz. E tem mais, São Bento é conhecida como a Capital Mundial das Redes de Dormir e Jericó abriga o belíssimo Açude do Carneiro, um dos maiores da região.
O objetivo desta rota é gerar experiências únicas e saudáveis para os visitantes ciclistas, além de trazer desenvolvimento econômico para estes municípios e preservar sua natureza por meio da sustentabilidade.
Os turistas podem contar com muita água no caminho, pois existem quatro açudes em um trecho do seu percurso, além da bacia do Rio Piranhas – onde há também muita sombra. O ciclista pode começar a sua atividade física bem cedo, parar para o almoço e retornar à estrada no meio da tarde.
Como atrativos, o turista vai conhecer aspectos históricos, banho de Cachoeira, Cânions, cidades históricas, eventos tradicionais, experiências gastronômicas, experiências rurais, gruta, mirante, museu, observações astronômicas, observação de aves e observação de fauna.
Ainda no município de Patos, está reunido uma enorme quantidade de inselbers que oferecem diversas opções para o turista; bons meios de hospedagens, diversas opções de restaurantes, entre outros.
Fontes: