Pesquisa e texto: Sandra da Costa Vasconcelos
Municípios: Cabaceiras, Distrito da Ribeira
Ano de Criação: 2023
Oficinas, fábricas e lojas de dezenas de estabelecimentos estão preparados para receber turistas e movimentar a economia no cariri paraibano. Ao entrar na Rota do Couro, o visitante poderá conhecer a história de mestres artesãos, como uma das pioneiras do trabalho com o couro, Totonha Marçal, que hoje nomeia o Museu da Ribeira. Aliás, o território do couro em Cabaceiras se localiza boa parte nesse Distrito, a apenas 15 km da cidade, e recebeu uma malha asfáltica recentemente para facilitar os traslados.
Dentre as dezenas de empreendimentos de artefatos em couro, alguns oferecem visitação, uns urbanos e outros na maioria em zona rural, sendo os turistas estimulados a verem o território da Ribeira pelo olhar de sua tradição. No centro do Distrito, a loja da Arteza se destaca por ser um dos primeiros locais a serem vistos, a maioria das fábricas de couro expõem e vendem seus produtos nesta loja. É um turismo rural que mostra toda a cadeia produtiva e não só o produto artesanal.
Fruto de uma iniciativa do Sebrae/PB, com o apoio da prefeitura municipal e de outros parceiros, o roteiro turístico oferece aos visitantes diversas atividades que demonstram na prática porque Cabaceiras é considerada uma referência nacional na produção de artesanato em couro. Para isso, a rota inclui desde visitas ao curtume, onde o couro é recebido e começa a ser tratado, até as lojas e ateliês que comercializam os mais diversos tipos de artesanato produzidos a partir dessa matéria-prima.
A Rota do Couro oferece ainda um ótimo restaurante parceiro que apresenta a culinária local, o Rancho da Serra. O local tem piscina, área com paisagismo e aviário. Sendo Cabaceiras uma das maiores potências turísticas da Paraíba, lembrada por seus lajedos, como Pai Mateus, Gangorra e Bravo, além de seu famoso título de Roliúde Nordestina, onde dezenas de filmes e séries cinematográficas foram filmadas utilizando como cenário a própria cidade e a zona rural.
Fontes:
https://foradoeixo.rec.br/rota-do-couro-imersao-na-cultura-de-cabaceiras/