Município: João Pessoa-PB
A Rua Duque de Caxias está situada no centro da cidade de João Pessoa. Na condição de representante da memória geográfica de fundação da Parahyba se destaca a relevância desta rua, localizada no Centro até a primeira metade do século XX. Vale salientar que sua notoriedade se deve também ao fato de ter sido frequentada por pessoas que pertenciam a grupos sociais de prestígio na sociedade, conforme consta na passagem a seguir: “Rua Direita, Rua Baixa, Rua de São Gonçalo ou do colégio. Eram estes nomes da nossa atual Duque de Caxias […] Localizando-se no centro da cidade, […] Nela moravam comerciantes, industriais, professores, médicos, políticos, magistrados […]” (AGUIAR, 2002, p. 220-221).
As representações das experiências citadinas estão associadas ao cotidiano dos seus moradores e sua relação com as ruas centrais. Neste momento histórico, era na rua Duque de Caxias que aconteciam as festas, as quais serviam como entretenimento e sociabilização da época das elites locais, pois lá além de residências, comércio, consultório, também existia o Clube Ástrea e o Clube Cabo Branco. Sendo assim, a Rua Duque de Caxias é uma das mais antigas urbanizadas, ligando a área católica ao poder político, na época chamava-se Rua Direita, nome que geralmente era dado para demarcar o trecho que liga dois largos de Igreja (Do Convento de São Francisco ao Mosteiro de São Bento), essa denominação na época também foi utilizada em outras cidades do Brasil, como em São Paulo e Rio de Janeiro.
Em “Fronteiras, marcos e sinais”. Leituras das ruas de João Pessoa, organizado por Nelci Tinem, é feito um pequeno histórico dessa rua, que atesta sua representação de vitrine do moderno, do final do século XIX a meados do século XX. Esta rua foi 6 palco das várias transformações da cidade, como também precursora dos equipamentos modernos de acordo com o contexto. Dessa forma, possui significado não só simbólico, mas na materialidade urbana da memória da cidade, sendo considerada uma das mais antigas ruas da cidade, com características elitistas. Dentre as suas principais construções, estão as edificações religiosas, habitacionais e administrativas.
Em relação aos equipamentos modernos que fizeram parte da sua história, sempre como pioneira em relação a outras áreas da cidade, podemos citar: Calçamento com pedras vindas do Rio de Janeiro (Século XIX); iluminação pública; poste de luz elétrica; bonde elétrico. No século XX, a rua foi tomando outra forma para atender os ideais modernos, sendo assim, várias igrejas foram derrubadas para surgirem praças. Nos anos 1930, a Praça João Pessoa foi rotulada como vitrine da cidade, por ser um dos locais de lazer da Rua Duque de Caxias preferido para as práticas de sociabilidade e entretenimento da época. Assim, podemos perceber a representatividade dessa rua na formação urbana da capital paraibana, conforme nos mostra a passagem a seguir.
Suzana Sousa
Fontes:
http://www.ub.edu/geocrit/-xcol/150.htm
https://www.snh2017.anpuh.org/resources/anais/54/1502851834_ARQUIVO_Artigo-Anpuh2017Alana.pdf