Naturalidade: João Pessoa – PB
Atividades artístico-culturais: Solista (instrumentista), Professor de violino (UFRN)
Formação Acadêmica: Graduação em Bacharelado Em Música-UFPB (1991), Mestrado em Artes-Unicamp (2002), Doutorado em Música-Unicamp (2014)
Premiações: Prêmio Tim, categoria música instrumental com o CD Sivuca & Quinteto Uirapuru; XI Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil em Piracicaba – SP; II Prêmio Paraíba de Música; Prêmio Ibirapitanga
Títulos: Membro Fundador do Quinteto Uirapuru
Facebook: https://www.facebook.com/rucker.dequeiroz
Instagram: https://www.instagram.com/ruckerbezerra/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCszNV7lMau5aO1mfIIj5IDQ
Contato: ruckerbq@gmail.com
Natural de João Pessoa, Rucker Bezerra de Queiroz iniciou seus estudos de violino em 1985, com Yerko Pinto, seu grande mestre, que o acompanhou até a conclusão do curso superior. Em 1989, esteve na Itália e obteve nota máxima no exame de admissão do Conservatório Arrigo Boito de Parma. Em 1991, foi vencedor do XI Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil em Piracicaba-SP, quando atuou como solista da Orquestra Sinfônica daquela cidade, nesse mesmo ano, concluiu sua graduação como bacharel em Música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Entre 1993 e 1995, nos Estados Unidos, foi aluno de Andrzej Grabiec, discípulo de Henrik Szeryng. Nesse período apresentou-se com a Eastern Philarmonic Orchestra e realizou recitais de música brasileira. Foi spalla da Orquestra Sinfônica da AMUSA-PB e spalla da Orquestra Filarmonia-RJ, além de professor visitante na Universidade Federal do Amazonas e na Universidade Estadual do Pará. Foi solista de várias orquestras no Brasil atuando com regentes como Eleazar de Carvalho, Elena Herrera, Carlos Veiga, Per Brevig, Paolo Bellomia, dentre outros.
É membro fundador do Quinteto Uirapuru. Vencedor do Prêmio Tim, categoria música instrumental com o CD Sivuca & Quinteto Uirapuru. Em 1996, venceu o II Prêmio Paraíba de Música e foi considerado o melhor intérprete de música brasileira, o que lhe valeu o prêmio “Ibirapitanga”. Atualmente, é professor de violino da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), 1º violino e diretor artístico do Quinteto Uirapuru e spalla da Orquestra Sinfônica da Paraíba graças ao convênio celebrado entre o Governo do Estado da Paraíba e a UFRN.
Jonas do Nascimento dos Santos
Fontes:
https://www.escavador.com/sobre/2706003/rucker-bezerra-de-queiroz