Naturalidade: Remígio-PB.
Radicado: Campina Grande – PB.
Atividades artístico-culturais: Poeta, escritor, cordelista e pesquisador da literatura popular.
Rui Vieira é um poeta popular de grande talento, radicado em Campina Grande desde a década de 1950. Ele trabalhou no Banco do Brasil, porém nunca deixou de lado o seu talento para a escrita. Rui mesmo aposentado, não se dá o luxo de ficar em casa, viajando, ou sem fazer nada. A sua principal atividade é pesquisar a poesia popular, causos e histórias que envolvem o humor, praticando ainda a escrita como uma forma de manter vivas as tradições populares.
O trabalho de Rui é considerado de grande valia para pesquisadores da poesia popular nordestina, o poeta lançou livros como o “Dicionário temático da poesia popular do Nordeste”, dicionário que contém mais de mil temas poéticos, três mil estrofes e amostras poéticas de mais de quatrocentos poetas e cantadores.
Foi colaborador/articulista do Diário da Borborema com a coluna “Raízes e Histórias”. O artista é membro da Associação Campinense de Imprensa e sócio da Casa do Poeta. Rui Vieira teve seu trabalho reconhecido, no início de 2015 e ocupou a cadeira nº 28 da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. Também assumiu a cadeira 22 da Academia Paraibana de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro.
Fontes:
http://humorepoesiadorui.blogspot.com.br/
https://pccn.wordpress.com/author/cantiganinar/page/18/
Pesquisador: José Paulo Ribeiro, e-mail: zepaulocordel@gmail.com.