O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 25/07/2023

Saiô

Cantora, compositora e multi-instrumentista.
Data de publicação: julho 25, 2023

Naturalidade: Patos – PB

Atividades artístico-culturais: cantora, compositora e multi-instrumentista 

Gênero: MPB

Spotify: Saiô

Instagram: @saiooficial

Canal no Youtube: Saiô Oficial

Mais conhecida como Saiô, a paraibana Aniele Sayonara é cantora, compositora e multi- instrumentista. Natural de Patos, a artista expressa a sua paixão pela música através de suas composições e covers. Além de ser famosa na cidade por suas apresentações em barzinhos e eventos especializados, Aniele também se destaca em suas redes sociais, em que seus fãs acompanham suas postagens e obras autorais.

Oriunda de uma família de artistas, o seu lado talentoso começou a aflorar ainda em sua infância, com 6 anos de idade, quando acompanhava seus irmãos na igreja evangélica. Em sua adolescência aprofundou seus estudos sobre a arte da música e, com 15 anos, entrou para a Filarmônica Municipal 26 de Julho, tocando clarinete. Apesar de ser filha de músico e sempre nutrir essa paixão, foi somente em 2017 que iniciou sua carreira profissional. Hoje, toca mais de 10 instrumentos, como sanfona, violão e sax e conquista corações com sua voz suave e profundas composições.

Já com algumas ideias em mente e composições guardadas, em 2019, Saiô lançou seu primeiro EP: ‘Saiô Session’. A produção foi gravada ao vivo na cidade de Patos, no Sertão paraibano, e possui 5 faixas. Sua maior inspiração para o EP foi o seu finado irmão, para quem Aniele dedicou duas de suas canções. Por não saber como se expressar quanto a perda do ente querido, a compositora usou aquilo que mais conhecia para dizer o que sentia: a música. 

Além das mensagens para o irmão, as músicas falam também sobre a questão da reencarnação, sobre os horrores da guerra e ainda, sobre encontros e reencontros – baseada numa história real de um casal de amigas dela. Saiô se empenha para que a sua arte transmita o seu estado de espírito para as outras pessoas e, assim, elas possam sentir que ela sentiu quando compôs.

Em 2020, a musicista saiu da caixinha e lançou uma canção em homenagem ao livro infantil do jornalista e artista visual Junior Misaki, ‘Clarice e a Andorinha’. Com o mesmo nome da obra, a canção possui referências do Jazz, Blues e Pop Rock e também segue à história fielmente. A produção contou com a participação nos arranjos do músico Eudo Lucena e a mixagem da Musique Estúdio, e assistência de produção com a fotógrafa Conceição Moreira. A música fala sobre a menina Clarice que encontra uma Andorinha criada por duas mães passarinhas, após ser abandonada num bosque por seus pais. Ao ajudar a Andorinha a voltar para o seu ninho, a garota percebe que o verdadeiro conceito de família é amor e união.

No mesmo ano, Saiô foi premiada pela Secretaria Estadual de Cultura com o prêmio Lourdes Ramalho em reconhecimento a sua biografia no mundo da música, sendo a única artista patoense a ser representada na categoria musical neste mérito concedido pela lei Aldir Blanc.  

Atualmente, Saiô segue com seu sonho artístico se destacando no cenário musical da capital e não só fazendo o que gosta, mas também encantando a todos nesse percurso de amor e aprendizagem.

Laura Moura

Fontes:

https://g1.globo.com/pb/paraiba/musica/noticia/2019/01/30/cantora-saio-lanca-video-de-ep-gravado-em-patos-no-sertao-da-pb.ghtml

https://radioespinharas.com.br/post.php?codigo=22457

http://www.jrmisaki.com/2020/12/cantora-saio-lanca-cancao-em-homenagem.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *