Local: São Miguel de Taipu – PB
Período de Realização: mês de dezembro
Número de Edições: 2
Organização: Loja Vida Plantas (empresários Clodoaldo Beltrão e Clair Leitão)
Instagram: @artesvalepb
O evento ocorre no município de São Miguel de Taipu sendo promovido pela Loja Vida Plantas, dos empresários Clodoaldo Beltrão e Clair Leitão. Durante seus quatro dias de realização são feitas exposições de artesanato, gastronomia, beleza e encanto, prestigiado por gestores da área cultural, turística, prefeitos, políticos e ativistas sociais e culturais. Contando com a presença de artesãos de diversas cidades do estado. Sua 1º edição ocorreu entre os dias 16 e 19 de dezembro de 2021. O evento tem a finalidade de valorizar a cultura, arte e artistas, além de gerar desenvolvimento cultural e econômico na região.
A abertura do 1º Salão, iniciou com show do artista itabaianense Jessier Quirino, considerado um evento à parte, além de atividades culturais, como o Grupo Pérola, da cidade de Caaporã e muito forró com o grupo Xodó. A iniciativa, importância e maestria desse evento grandioso não só para a região, como para o estado da Paraíba. Ao todo, participaram do 1º Salão do Artesanato do Vale do Paraíba mais de doze artesãos de várias cidades paraibanas. Várias peças foram comercializadas no Salão, como por exemplo, madeira, metal, renda, peças em cerâmicas, entre outros.
Por conta das restrições sanitárias devido a pandemia de Covid-19, na entrada do evento havia uma equipe de saúde, com aferição de temperatura, distribuição de máscaras e álcool em gel, estiveram presentes na 1º edição, os deputados Tovar Correia Lima, Rui Carneiro, Camila Toscano e Pedro Cunha Lima, que parabenizaram os organizadores e que afirmaram o evento como sendo uma demonstração de valorização da cultura regional.
A 2º edição ocorreu entre os dias 15 e 18 de dezembro de 2022, no primeiro dia do evento prefeitos e artistas dos municípios da região foram prestigiar a cultura da terra, e a população de toda a região que que são amantes do artesanato e assim puderam ver e adquirir vários objetos feitos por artesãos habilidosos. Vários municípios fizeram caravanas para prestigiar a festa e garantir suas peças artesanais.
Municípios como Caldas Brandão, Itabaiana, Pilar, São José dos Ramos, Cruz do Espírito Santo, Sobrado, Pitimbu, Caaporã foram representados por artesãos que expuseram suas obras, desde quadros, jarros, panos de pratos natalinos, artesanais manuais, licores artesanais e muitas outras belezas que quem visitou além de encher os olhos com os produtos expostos, também pode adquirir e valorizar a cultura local e assim fortalecendo a economia criativa, a 3º edição está confirmada.
Jonas do Nascimento dos Santos
Fontes: