Localização: Mesorregião da Borborema e Microrregião do Seridó Ocidental Paraibano.
Limites geográficos municipais: Santa Luzia, Junco do Seridó, Assunção, Juazeirinho, Taperoá, Areia de Baraúnas e Passagem.
Gentílico: Salgadinhense.
Data da emancipação política: 22 de dezembro de 1961
Instalado em 04 de fevereiro de 1962.
Área territorial: 184,237 km²
Altitude: 420 metros
População / IBGE / 2015: 3.871 habitantes.
Distância da capital João Pessoa: 248 km
Acesso a partir de João Pessoa: BR 230, PB 228
Configurações geomorfológicas: Município da área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005, cujos critérios consideram o índice pluviométrico, aridez e risco de seca com o clima seco e chuvas de verão.
Vegetação: Caatinga Hiperxerofila do Seridó.
Hidrografia: Bacia hidrográfica do Rio Espinharas, sendo o Rio da Farinha o seu principal tributário; Riachos do Muquém, Olho d’água, Pinga, Caraibeira, Brejinho e Catolé.
Clima: Bsh-Tropical, quente seco, semiárido com chuvas de verão e bioclima sub-desertico de tendência tropical.
Economia: A grande parte da economia é baseada em serviços, tendo indústria e agropecuária uma pequena participação.
História do município: Foi no pé da serra da Viração que surgiu o povoado de Salgadinho. Era lá que viajantes vindos do Vale do Piancó e do Alto Sertão, para João Pessoa a Campina Grande, faziam pousada. Eles viajavam montados em animais, transportando algodão e no regresso, levavam cereais.
Já com o nome de Salgadinho o povoado passou a ser distrito de Patos em 7 de janeiro de 1949, pouco mais de 10 anos depois, movimentos populares sob as lideranças de Cícero José Maciel, José Bezerra de Maria e Pedro Leite Correia de Melo conseguiram a emancipação do distrito.
A origem de seu nome se deu devido aos viajantes que passavam por lá e cavavam poços à procura de água que tinha geralmente um acentuado gosto de sal, daí então a origem do nome Salgadinho. O município também se destaca pelo fato de ser um dos poucos locais do mundo onde se encontra a raríssima e valiosa Turmalina Paraíba.
Eventos turísticos: Emancipação Política; Padroeira; Festividades Juninas; Jogos Escolares
Atrações Turísticas Naturais: Grota do Morcego.
Patrimônio arquitetônico / cultural material: Grota do Morcego, sítio arqueológico localizado 3 km ao norte da sede de município; Capela de Nossa Senhora do Carmo; o cruzeiro; ruínas da Estação Abismo, o Viaduto da Serra da Viração e dos Oitis.
Fontes:
http://www.ferias.tur.br/informacoes/5056/salgadinho-pb.html
https://www.facebook.com/salgadinhopb