O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 09/12/2024

SAME: Acolhimento em saúde mental para estudantes universitários

Projeto UFPB.
Data de publicação: dezembro 9, 2024

Pesquisa e texto: Ana Vitória Medeiros

Edição: 2024

Unidade Proponente: CCM – DEPARTAMENTO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE / UFPB

Fonte de Financiamento: Financiamento interno (EDITAL PROEX Nº 04/2024 FLUXO CONTÍNUO DE EXTENSÃO – FLUEX 2024/2025)

Coordenador (a): Anna Luiza Castro Gomes

Coordenador (a) Adjunto (a): Mirtila Marina Wood Gouveia

Instagram: @sameufpb

Facebook: https://www.facebook.com/same.nube.ufpb/

Blog: https://projetosame-ufpb.blogspot.com/

O projeto SAME visa oferecer acolhimento multiprofissional às demandas psicoemocionais de estudantes do ensino superior por meio de atendimentos individuais realizados por profissionais especializados em saúde mental. Este atendimento será disponibilizado tanto de forma presencial quanto remota, com o público-alvo abrangendo estudantes de graduação e pós-graduação vinculados a instituições de ensino superior. 

A principal proposta é proporcionar escuta ativa e empática, com o intuito de identificar e lidar com questões de sofrimento psíquico, buscando minimizar seus impactos no desempenho acadêmico e nas situações da vida pessoal dos estudantes. O projeto foi iniciado em 2019 e, desde então, tem sido procurado e bem recebido por seu público, mostrando-se eficaz em atender às necessidades dessa população. Dado o potencial de acolher demandas de saúde mental que frequentemente não são atendidas por outros serviços, o projeto busca sua continuidade por mais um ano, integrando-se às demais atividades do Núcleo Universitário de Bem-Estar (NUBE) do Centro de Ciências da Saúde.

O projeto tem como objetivos gerais oferecer atenção multiprofissional à saúde mental dos estudantes, priorizando a escuta individual, bem como articular, quando necessário, a continuidade do cuidado junto à rede de apoio institucional e à rede municipal de Atenção Psicossocial. Além disso, busca a publicação das experiências do projeto em eventos científicos e de extensão, contribuindo para a disseminação do conhecimento gerado. 

As ações do projeto incluem atendimentos realizados por uma equipe de profissionais da área de atenção psicossocial, com a possibilidade de agendamento tanto de forma presencial quanto remota, por meio de plataformas como WhatsApp, Google Meet e Zoom. A solicitação para os atendimentos será feita por meio de cadastro online, e os encontros serão agendados pelos profissionais, respeitando os princípios éticos e de confidencialidade. As informações dos atendidos serão preservadas e utilizadas apenas para a elaboração de relatórios e publicações científicas, sem identificar os participantes.

Como resultados esperados, inclui-se o fortalecimento da rede de apoio institucional voltada à saúde mental dos estudantes, com a contribuição para a melhoria da qualidade de vida e redução da sintomatologia de transtornos mentais. Além disso, espera-se diminuir os impactos dos estressores acadêmicos na saúde mental dos estudantes e apoiar aqueles que enfrentam dificuldades de adaptação ao contexto do ensino superior. O projeto também busca proporcionar oportunidades de autoconhecimento, reflexão e adoção de estratégias de autocuidado, promovendo a saúde mental e o bem-estar dessa população.

Fonte:
www.sigaa.ufpb.br 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *