O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 15/03/2016

Sandoval Moreno de Oliveira

Um dos mais destacados trombonistas brasileiro. O músico tem se apresentado nos principais festivais de música no Brasil e no Exterior.
Data de publicação: março 15, 2016

Naturalidade: João Pessoa – PB

Nascimento: 17 de novembro de 1960

Formação artístico-educacional: Graduado em Música (Instrumento/Canto), pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1983; mestrado em Música (Práticas Interpretativas), UFPB, no ano de 2012.

Atividade artístico – cultural: Músico instrumentista.

Atividade Exercício – profissional: Professor do Departamento de Música/ Trombone e Prática de Banda, além de Coordenador do Curso de Regência de Bandas e Fanfarras do Departamento de Música da UFPB.

Sandoval Moreno de Oliveira, mais conhecido como “Sandoval Moreno” iniciou na música quando ainda era um aluno do ensino fundamental/1º grau, na Banda do Colégio Diocesano Dom João da Mata na cidade de Itaporanga, Sertão da Paraíba (1977). Ele estudou o ensino médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPB (1980).

Ao concluir no ano de 2012, o bacharelato na área de Práticas Interpretativas (Trombone) teve a oportunidade de receber a orientação dos professores Radegundis Feitosa (in memória) e Ayrton Benck.  E no mestrado decidiu pela temática/título: O Trombone na música de Câmara para metais na Paraíba. Um levantamento histórico (1980-2010).

O músico é um dos mais destacados entre os trombonistas brasileiros, respeitado e amado pelo público paraibano. Sandoval também exerce atividades de coordenador do Curso de Regência de Bandas e Fanfarras na UFPB.

O trombonista e professor do Departamento de Música da UFPB tem uma extensa atuação em todo o Brasil, como solista, professor, em diversos festivais de música no Brasil e no exterior. E consegue conciliar todas as suas atividades participando ainda de grupos musicais como “O Brazilian Trombone Ensemble”, com o qual gravou CDs.

O músico também foi o responsável pela criação da Banda Sinfônica José Siqueira da UFPB, no ano de 1986; e o Quarteto de Trombones da Paraíba, em 1990. Ambos os grupos musicais, ele faz parte desde a sua fundação.

Fontes:

https://www.facebook.com/sandoval.moreno.5

http://www.ufpb.br/content/concerto-marca-estreia-da-orquestra-sinf%C3%B4nica-da-ufpb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *