O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 26/02/2025

Sandoval Nóbrega de Sousa

Ativista e produtor cultural.
Data de publicação: fevereiro 26, 2025

Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos

Naturalidade: Pombal – PB                                                             

Nascimento: 29 de julho de 1959                                                        

Atividade artístico-cultural:  ativista e produtor cultural 

Formação Acadêmica: Licenciatura Plena em Psicologia (1982), Formação de Psicologo pelo Centro Universitário de João Pessoa (1983)

Instagram: @sandovalnobrega

Facebook: Sandoval Nobrega         

Sandoval Nóbrega de Sousa, ativista e produtor cultural paraibano, nasceu em Pombal, onde, aos 17 anos, deu início à sua trajetória cultural no sertão da Paraíba. Participou de um Grupo de Jovens ligado à Pastoral da Juventude da Diocese de Cajazeiras, PB, e integrou o grupo de teatro do Colégio Estadual de Pombal. Em dezembro de 1978, mudou-se para João Pessoa para prestar vestibular e escolheu a capital paraibana como seu lar até os dias atuais. Em 1982, concluiu a Licenciatura Plena em Psicologia e, em 1983, graduou-se em Formação de Psicólogo pelo Centro Universitário de João Pessoa.         

Ainda na Faculdade iniciou sua militância no Setor Cultural fundando, juntamente com Dadá Venceslau, o Grupo Supimpa Produções Artísticas, responsável por vários espetáculos teatrais de sucesso na cidade, com destaque para os premiados “A Bruxa Chucaia” e “A Estória da Tonta Baratinha”. Na mesma época iniciou sua atuação no setor público, prestando serviços para a antiga Diretoria Geral de Cultura (DGC) do Governo do Estado da Paraíba, integrando a equipe de produção do Festival de Artes de Areia e na Capital João Pessoa, onde tem larga experiência em gestão de espaços e projetos, planejamento e organização de eventos culturais, exercendo vários cargos de direção nas administrações públicas estadual e municipal.

No ano de 1982, com a inauguração do Espaço Cultural José Lins do Rego e já concluído o curso de psicologia com uma especialização em linguagem cognitiva e desenvolvimento verbal foi convidado para instalar e coordenar a primeira Biblioteca Infantil do Estado, onde desenvolveu vários programas de incentivo ao hábito de ler. Na FUNESC fez carreira como Gestor Público de Cultura ocupando os cargos de Coordenador de Artes Cênicas, Diretor do Teatro Paulo Pontes, Diretor do Teatro Santa Roza e Diretor de Desenvolvimento Artístico Cultural. Paralelamente, ainda nos anos 80 se aventurou também nas artes visuais e na poesia chegando a ter poemas publicados na revista “Presença Literária” com edição do saudoso Juca Pontes. 

Ainda no Governo Estadual foi Subsecretário Executivo de Cultura entre 2008 e 2009 período em que presidiu o Conselho Estadual de Cultura, participou do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Cultura e integrou as equipes que criou o Fundo de Cultura Augusto dos Anjos e o Plano Estadual de Cultura para o período 2008/2011. Na sua passagem pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, ocupou o cargo de Diretor de Ação Cultural nos períodos de 1997 a 2004 e de 2013 a 2020, oportunidades em que foi um dos responsáveis pela criação do Fundo Municipal de Cultura, presidindo a Comissão Deliberativa do FMC.

No dia 11 de novembro de 2024, a  Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou durante sessão solene a entrega do Título de Cidadão Pessoense à Sandoval, suplente de vereador Mô Lima foi o autor da propositura e o vereador Renato Martins  presidiu a solenidade. Na ocasião, Sandoval ocupava o cargo de Assessor Técnico da Funjope, cargo no qual, juntamente com a equipe o FMC e da Assessoria Técnica, sendo um dos principais responsáveis pela implementação da Lei Paulo Gustavo e da Política Nacional Aldir Blanc no município de João Pessoa.

Durante a homenagem obtida com o recebimento do Título de Cidadão Pessoense, Sandoval agradeceu declarando: “Hoje, ao ver tantos amigos aqui presentes, e que são amigos mesmo, porque não nos devemos nada, tenho a certeza de que só cultivei coisas boas. Sei que estão aqui porque sentem algum tipo de carinho, admiração e reconhecimento por mim e pela minha trajetória e, por isso, hoje eu sou só gratidão”, finalizou ele na sessão solene.

Fontes:

https://jpcultura.joaopessoa.pb.gov.br/agente/15/#info

https://joaopessoa.pb.leg.br/ativista-e-produtor-cultural-sandoval-nobrega-recebe-o-titulo-de-cidadao-pessoense/

https://sapl.joaopessoa.pb.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2024/179233/proj._de_decreto_legislativo_-_concede_titulo_de_cidadao_pessoense_ao_ativista_e_produtor_cultural_sandoval_nobrega_de_sousa_-_completo.pdf

https://expressopb.com.br/ativista-e-produtor-cultural-sandoval-nobrega-recebe-o-titulo-de-cidadao-pessoense/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *