Municípios: Belém – PB
O Santuário Nossa Senhora da Conceição vai ser erguido no alto da Pedra do Cordeiro, que se localiza entre a divisa dos municípios paraibanos de Bananeiras e Belém. O monumento será uma construção de 16 metros de altura somado a 5 metros de sua base, com intuito de homenagear a padroeira da cidade de Belém, Nossa Senhora da Conceição.
Em memória do adolescente José Carlos Cruz, vítima de um atropelamento na cidade de Belém, em 1961, foi erguida uma pequena cruz de madeira na Pedra do Cordeiro. Devido ao fato, o cruzeiro recebeu a benção do padre Francisco de Assis Costa, da Paróquia de Pirpirituba, conferindo o status de local de peregrinação. Desde então, tornou-se local de romaria da população local.
Em 2013, a Câmara Municipal de Belém (PB), convocou uma sessão especial para debater junto com a comunidade, à construção do Santuário de Nossa Senhora da Conceição na Pedra do Cordeiro, antigo local de peregrinação dos moradores.
Romarias e mutirões, desde então, vem sendo realizados com intuito de arrecadação de fundos que auxiliaram na construção do santuário, além do trabalho voluntário de inúmeros fiéis que se dedicam a fundo em prol do monumento. A denominação “Pedra do Cordeiro” é derivada do sobrenome da família Cordeiro que possuía a propriedade rural onde está localizado esse grande afloramento rochoso.
No local existe um grande potencial para a prática do Ecoturismo, podem ser desenvolvidas atividades como: rapel, escaladas, entre outros. A formação rochosa denominada pelos praticantes de esporte de aventuras por “Pedra do Caixão”, devido ao formato do paredão rochoso, localizado ao lado da Pedra do Cordeiro, é um dos locais mais utilizados pelos esportistas da região para a prática do rapel.
O acesso ao santuário pode ser feito pela cidade de Belém, em direção a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, através da Rua Deocleciano Guedes. Logo após passar por uma pequena ponte no riacho Picada, ao final da rua citada, o romeiro percorrerá um pequeno trajeto com cerca de um quilômetro até a chegada ao santuário.
Segundo relatos de antigos moradores, numa das festas dedicadas à padroeira, uma jovem supostamente teria visto a imagem de Nossa Senhora da Conceição, com anjos ao seu redor, projetada em direção à Pedra do Cordeiro. Inquieta com a suposta aparição, a jovem questionou às pessoas próximas se estariam vendo aquela imagem. Porém, só recebeu respostas contrárias, confirmando que apenas ela estaria contemplando aquela visão marcante em sua vida. Existe também na Pedra do Cordeiro, evidências de pinturas rupestres feitas por indígenas que por ali habitavam.
A construção do Santuário Nossa Senhora da Conceição, será de suma importância para a população católica paraibana (fiéis e adeptos da religião) de todas as partes da Paraíba. O monumento integrará o tesouro histórico cultural e religioso do estado, tendo seu diferencial na prática de dois seguimentos turísticos, o Ecoturismo e o Turismo Religioso.
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Santu%C3%A1rio_de_Nossa_Senhora_da_Concei%C3%A7%C3%A3o_(