Município: João Pessoa-PB
Endereço: R. Nossa Senhora da Penha, s/n – Penha
Telefone: (83) 3251-1539
Instagram: https://www.instagram.com/santuariodapenhapb/
Nossa Senhora da Penha de França ou Nossa Senhora da Penha é um dos nomes que recebe Maria, mãe de Jesus, que acreditam os católicos, apareceu a Simão Vela no norte da Espanha, numa serra chamada Penha de França. Lá, sua festa é comemorada no dia 8 de abril, em São Paulo ocorre a cada 8 de setembro, e em Resende Costa, onde é padroeira, comemora-se no dia 1° de setembro. No litoral pessoense, a Nossa Senhora da Penha é padroeira da comunidade da Penha.
Em 1763, o português Sílvio Siqueira comandava uma embarcação que saíra em direção à Europa, mas no litoral paraibano ele enfrentou uma grande tormenta. Em um momento de aflição, reuniu a tripulação e pediu proteção a Nossa Senhora da Penha, prometendo erguer uma ermida em sua honra no local em que aportasse em segurança. Minutos depois, todos conseguiram desembarcar com tranquilidade na então Praia de Aratú – hoje Praia da Penha. Como prometido, a construção foi feita. E essa foi a terceira capela construída no Brasil para Nossa Senhora da Penha. A primeira foi erguida em Vila Velha, na então Capitania do Espírito Santo, entre os anos de 1558 e 1570. A segunda foi construída em 1635, pelo capitão Baltazar Abrel Cardoso, na Freguesia de Irajá, Rio de Janeiro. Hoje a Capela já foi ampliada e ao lado existe a igreja de Nossa Senhora da Penha. Hoje, o Santuário pertence à Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no Cabo Branco, que tem como pároco o Pe. Monsenhor Nereudo Freire.
Sendo assim, no santuário há uma escadaria com 144 degraus que costuma servir para o pagamento de penitências e promessas feitas pelos devotos da santa que chegam todos os dias à capela independentemente do dia. No entanto, anualmente acontece a Romaria da Penha, uma caminhada de 14 quilômetros que sai da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro de João Pessoa, e vai até à Capela, na Praia da Penha. A Romaria sempre é realizada no último domingo de novembro.
Atualmente, a escadaria também é utilizada por atletas e praticantes de exercícios físicos para a manutenção da forma física, num cenário místico e extremamente belo à beira-mar do Atlântico.
Suzana Sousa
Fontes: