O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 26/08/2016

São Sebastião de Lagoa de Roça

Mesorregião do Agreste Paraibano. Lagoa de Roça é o nome primitivo de uma pequena lagoa que ficava ao sudeste do local onde foi levantada a capela de São Sebastião.
Data de publicação: agosto 26, 2016

Localização: Microrregião de Esperança e Mesorregião do Agreste Paraibano.

Área territorial: 49,964 km2.

Limites geográficos municipais: Esperança a oeste, norte a cidade de Alagoa Nova, Matinhas a leste, Lagoa Seca a sul, e Montadas a oeste.

População IBGE/2015: 11.677 habitantes.

Gentílico: Lagoense de Roça.

Data da emancipação política: 20 de dezembro de 1961.

Distância da capital João Pessoa: 130 Km.

Acesso a partir de João Pessoa: BR 230/BR 104.

Configurações geomorfológicas: O município de São Sebastião de Lagoa de Roça está inserido na unidade geoambiental do Planalto da Borborema. Nas Superfícies suave onduladas a onduladas, ocorrem os Planossolos, medianamente profundos, fortemente drenados, ácidos a moderadamente ácidos e fertilidade natural média e ainda os Podzólicos, que são profundos, textura argilosa, e fertilidade natural média a alta. Nas Elevações ocorrem os solos Litólicos, rasos, textura argilosa e fertilidade natural média. Nos Vales dos rios e riachos, ocorrem os Planossolos, medianamente profundos, imperfeitamente drenados, textura média/argilosa, moderadamente ácidos, fertilidade natural alta e problemas de sais. Ocorrem ainda Afloramentos de rochas.

Altitude: 641 metros.

Vegetação: Florestas Subcaducifólica e Caducifólica, próprias das áreas agrestes.

Hidrografia: Bacia hidrográfica do Rio Mamanguape.

Clima: Tropical Chuvoso, com verão seco.

Economia: Agricultura, tendo como destaque as culturas de milho, feijão, mandioca, batatinha, batata doce, entre outras.

História do município:

São Sebastião de Lagoa de Roca teve origem a partir dos índios Bultrins, habitantes da Aldeia Velha, aldeamento localizado entre o engenho Geraldo e o Bonito, pertencente ao município de Alagoa Nova. Lagoa de Roça é o nome primitivo de uma pequena lagoa que ficava ao sudeste do local onde foi levantada a capela de São Sebastião, onomástico do doador do patrimônio e padroeiro do templo, deu nome ao incipiente povoado que ficou conhecido até os nossos dias, ao mesmo tempo por São Sebastião e por Lagoa de Roça.

O Decreto Lei nº 1.164, de 15 de novembro de 1938, mudou a denominação Lagoa de Roça para Bultrins, elevando-a à categoria de Vila, cujo objetivo era homenagear os índios Bultrins. O Decreto Lei nº 520, de 30 de dezembro de 1943, restaurou o nome Lagoa de Roça. Através da lei nº 2.651, de 20 de dezembro de 1961, foi criado o município de São Sebastião de Lagoa de Roça, sendo desmembrado do município de Alagoa Nova, cujo ato de instalação ocorreu no dia 31 de dezembro de 1961, sendo então nomeado como o 1º prefeito o Sr. Rogério Martins Costa, pelo então governador do estado Pedro Moreno Gondim.

Eventos turísticos: Festa de Emancipação Política, Festejos Juninos, Festa do Padroeiro e Festival Folclórico.

Patrimônio arquitetônico / cultural material: Igreja Matriz e Cristo Rei.

Equipamentos culturais / turísticos: Praças.

Fontes:

http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=251510

http://www.lagoaderoca.pb.gov.br/nossa_historia.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Sebasti%C3%A3o_de_Lagoa_de_Ro%C3%A7a

Uma resposta

  1. Amei essa matéria. Morro no sítio Cantagalo. E não conhecia essa riqueza que é Lagoa de Roça e sua história. Parabéns a vocês que elaboraram o texto e o publicaram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *