O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 18/10/2019

São Sebastião do Umbuzeiro

São Sebastião do Umbuzeiro é uma cidade que fica no interior do estado da Paraíba, na divisa com o estado de Pernambuco, e na mesorregião da Borborema.
Data de publicação: outubro 18, 2019

Município:  São Sebastião do Umbuzeiro-PB

Localização: mesorregião da Borborema e microrregião do Cariri Ocidental

Data de Emancipação Política: 08 de Junho de 1959

Distância da capital: 353.30 km

Área Territorial: 425.63 km²

Limites Geográficos Municipais: limita-se com o estado de Pernambuco e com os municípios de Zabelê, Monteiro, Camalaú e São João do Tigre.

População: 3.411 de habitantes/ IBGE 2014

Gentílico: São-sebastianense

Clima: semiárido, temperatura anual oscila entre os 25º C

Altitude: 641

Vegetação: Caatinga com variação de Herbácea e arbustiva

 

São Sebastião do Umbuzeiro é uma cidade que fica no interior do estado da Paraíba, na divisa com o estado de Pernambuco, e na mesorregião da Borborema. O município tem uma densidade demográfica de 7 habitantes por km², os índices de escolaridade de 6 a 14 anos é de 96%, segundo dados divulgados pelo IBGE em 2010. 

História

Ao final do século XVIII, Custódio Alves Martins, João Pereira de Melo e outros, estabeleceram fazendas de criação de gado no lugar onde é hoje o município de Monteiro.

Anos depois, os tropeiros que vinham de Pernambuco com destino ao Sertão paraibano, costumavam descansar sob a sombra de um pé de Umbu na nascente do Rio Paraíba nos Cariris Velhos, o lugar virou ponto de encontro e por volta de 1838 o Padre José Gomes Pequeno celebrou a primeira missa na região. Em 1869, o Capitão Mariano José das Neves doou um patrimônio de 30,25 hectares de terra, no terreno doado, foram construídas as primeiras casas e também a primeira Capela da futura cidade de São Sebastião do Umbuzeiro.

Em 1898, o Padre Cícero Romão Batista passou pelo povoado e por volta de 1912 Dom Adauto Aurélio Miranda Henrique funda a Paróquia de São Sebastião do Umbuzeiro, assim, a região foi desmembrada da cidade de Monteiro.

O povoado também sofreu com a violência do cangaço, tendo havido 9 assassinatos na região, sem data específica.

Já em 1946, o Frei Holandês Mauro Joester, em missão no Brasil, deu início a construção de uma igreja, contribuindo para o crescimento da região, que conseguiu sua emancipação política em 08 de Junho de 1959.

Eventos turísticos: Festa do Padroeiro São Sebastião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *