Naturalidade: Pilõezinhos – PB
Nascimento: 06 de janeiro de 1945.
Atividades artístico-culturais: Poeta, repentista e cantador.
Sebastião da Silva iniciou no repente no final dos anos cinquenta. Ele começou a cantar com os seus primeiros mestres, os poetas Oscar Bento de Freitas, José Júlio do Nascimento, José Xavier e José Crispim. O repentista Passou 31 anos de sua carreira trabalhando em dupla com o poeta Moacir Laurentino, com quem tem vários trabalhos gravados, conseguiu mais de 200 primeiros lugares em festivais por todo o Brasil.
Considerado por todos como um dos maiores nomes da cantoria de todos os tempos. Além de um extraordinário repentista é também um grande cancioneiro e autor de vários poemas e canções. Em 2015, esse ilustre cantador sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) que o deixou sem fala, mas sua história e suas canções nunca serão apagadas de nossa memória.
Uma de suas canções mais marcantes “Criança morta”, que foi feita em homenagem a criança Edinete, que foi encontrada morta por falta de comida e água após se perder na Serra dos Bois em Riacho dos Cavalos-PB.
Os mais céticos apostavam que a cantoria, ao sair do Sertão para ganhar espaço nos grandes centros, estaria fadada à extinção. Porém, a ascensão dos cantadores de sua geração (Geraldo Amâncio, Moacir Laurentino, Sebastião Dias, Severino Ferreira e Sebastião da Silva, entre outros) abriu fronteiras. O trabalho dessa geração saiu do Sertão para a cidade, saiu do Nordeste para outras regiões, chegando a outros países.
O repentista reside no município de Caicó, no Estado do Rio Grande do Norte.
Fontes:
http://rnemrede.com/2015/01/sebastiao-da-silva-70-anos-de-vida-56-de-repente.html
Pesquisador: José Paulo Ribeiro, e-mail: zepaulocordel@gmail.com.
Uma resposta
É um dos maiores mestres da poesia. Que pena que lhe foi tirada a sua voz. Mas de fato fica eternizado seu belíssimo trabalho.