O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 08/12/2016

SEDA

A Semana do Audiovisual promove diversas oficinas, mesas de debates, sessões de cinema, performances e outras manifestações artísticas. Cinco cidades paraibanas participam do evento.
Data de publicação: dezembro 8, 2016

Criação: 2013

Realização: Coletivo Fora do Eixo

Facebook: https://www.facebook.com/SedaJoaoPessoa

A SEDA – Semana do Audiovisual é um dos projetos que compõem a grade de ações do Coletivo Fora do Eixo. O evento contempla diversas cidades, em todas as regiões no Brasil e América Latina. Na Paraíba, os municípios participantes são João Pessoa, Zabelê, Boqueirão, Cajazeiras e Sousa. Tem como principais metas o fomento da produção artística desse setor, a circulação de profissionais, obras e tecnologias, bem como a formação de novos agentes culturais, buscando a articulação entre as áreas desse segmento.

Em João Pessoa, a SEDA é organizada pelo Clube de Cinema e Frente Audiovisual do Fora do Eixo, que pensam a estruturação das cenas locais, criando vias de escoamento da produção emergente, abrindo rotas para circulação dos agentes que buscam fortalecer um novo mercado cultural. O festival aconteceu pela primeira vez em 2013, com atividades que ocorreram em diversos locais como no Centro Cultural Espaço Mundo, na Comunidade São Rafael, no Porto do Capim e na Casa Mundo.

Para sistematizar as propostas e objetivos de cada ação, o evento conta com as campanhas Expo Seda de Artes Visuais, Pacotinho de Seda com shows, Seda Roupa com brechós, Bicho da Seda com a realização de uma cobertura colaborativa e uma mostra infantil chamada Sedinha.

O espaço de articulação e debate gerado pela Semana do Audiovisual estimula novos realizadores a visualizarem outras maneiras de produzir e fazer cinema, fugindo da busca comum aos grandes festivais e das telas cinematográficas comerciais. Além disso, promove discussões sobre distribuição e acesso democrático da população aos produtos culturais brasileiros.

A SEDA busca ainda debater métodos de exibição que atinjam diferentes públicos em diversos locais, que pelas salas convencionais, não são contemplados. Partindo do princípio de que sustentabilidade demanda também intersetorialidade, a Semana do Audiovisual promove o diálogo com outros segmentos culturais, como a música, a moda, o teatro, as artes visuais e a comunicação livre.

O intercâmbio cultural é uma das principais premissas das SEDAs regionais e nacionais, visto que a partir da consolidação de municípios que produzem as Semanas do Audiovisual locais, a troca de experiências e de conteúdo cinematográficos em cenários mais amplos estabelece contatos que antes eram dificultados tanto pelas diferenças geográficas quanto pelo desafio de escoamento de material a longas distâncias por meio do circuito comercial.

A programação envolve oficinas, mesas de debate, sessões de cinema, performances e outras manifestações artísticas com o intuito de formar novos pensamentos e de conectar agentes locais para criar e fortalecer as estruturas da produção audiovisual.

 

Fontes:

http://coletivomundo.org.br/seda-jp-2014/

http://foradoeixo.org.br/semana-do-audiovisual-seda/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *