Município: Serra Grande – PB
Localização: Mesorregião do sertão paraibano
Data de Emancipação Política: 13/12/1961
Distância da capital: 465.60 km
Área Territorial: 83,474 km²
Limites Geográficos Municipais: Monte Horebe, Bonito de Santa Fé, São José de Caiana, São José de Piranhas
População: (2975 habitantes IBGE/2010)
Gentílico: Serra-grandense
Clima: Semiárido, oscilando nos 27ºC
Altitude: 593 m
Bacia Hidrográfica: Do Rio do Peixe
Vegetação: Caatinga
Economia: baseada principalmente na agropecuária
História
Por volta do ano de 1768, a região onde está localizada Serra Grande, era conhecida por Timbaúba, por conta da grande quantidade de árvores desta espécie.
Em 1816, o Capitão Manoel Joaquim da Silva, Alferes Venceslau Gomes da Silva e David Pereira (moradores do sertão de Piancó) afirmavam que entre as Serras Gameleiras, São José, São Gonçalo, Aguiar, Capim e Serra Grande, existiam terras propícias para a agricultura, a permissão da sesmaria (instituto jurídico português, responsável pela divisão de terras para a produção agrícola) com o território inicial de Serra Grande, foi feita por André Alves Pereira, que era o governador da Capitania da Paraíba, na época.
Em 1898, o povoado teve início quando Tomé Ferreira dos Santos, João Ferreira Lima e Pedro José dos Santos, com suas famílias, se fixaram no local, que tiveram dificuldades para viver no lugar, provocados pelas secas, mesmo numa situação difícil, o Sr. Tomé Pereira dos Santos criou uma feira, onde os moradores da região iam para negociar seus produtos.
Pouco depois foi construída a primeira capela, concluída em 1901, e oferecida a São José.
O lugar logo cresceu e novas casas foram construídas, os primeiros edificadores foram os senhores Pedro dos Santos e João Ferreira Lima. Tomé Pereira dos Santos veio a falecer em 1922, quando o povoado já demonstrava desenvolvimento. E somente em 1937, Timbaúba apareceu pela primeira vez na divisão administrativa do Brasil, pertencendo à microrregião de Itaporanga, o mesmo em 1938, quando foi mencionado com o nome já modificado para Serra Grande.
O município permaneceu com esse nome de 1939 a 1948, sendo catalogado de 1948 a 1949 com o topônimo de Itiruçu, quando pela lei nº lei nº318 de 7 de Janeiro, voltou a se chamar Serra Grande.
A emancipação política veio quando o Dr. Coriolano Ramalho Neto, então juiz de direito de Piancó e principal articulador, foi auxiliado no movimento por João Leite da Silva, Aristides Leite Ferreira, João Abreu da Silva, Cefas Pinto Ramalho, José Cavalcante e o então deputado Antônio Montenegro. Serra Grande foi elevada à condição de município pela Lei nº2619, de 13 de Dezembro de 1961, havendo a instalação oficial em 24 de abril do ano seguinte. O povoado de São José (atualmente chamado de São José de Caiana), passou a fazer parte de Serra Grande.
Denis Teixeira
Fontes:
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/serra-grande/historico
https://www.cidade-brasil.com.br/municipio-serra-grande.html
http://serragrandeonline.blogspot.com/p/historia-de-serra-grande-pb.html