O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 12/05/2025

Severino Pereira

Severino Pereira

Poeta popular, repentista.

Entrevista e texto:  Maria Eduarda Marques

Naturalidade:  Princesa Isabel – PB

Nascimento: 15 de outubro de 1971                 

Atividade artístico-cultural: poeta popular, repentista

Facebook: Severino Pereira

Severino Pereira da Luz nasceu em 15 de outubro de 1971, no sítio Pica-Pau, zona rural de Princesa Isabel, filho de Zacarias Pereira da Luz e Eliza Maria da Luz, traz a poesia da família nas veias, por ser irmão dos renomados poetas João Paraibano e Edezel Pereira, ambos já falecidos, mas que deixaram uma marca profunda e memorável na cultura do repente paraibano. Como poeta e repentista popular, Severino construiu ao longo de mais de 20 anos uma carreira profissional consolidada, fazendo da arte e do repente o seu sustento.

Seu talento e trabalho são reconhecidos em diversas partes do Brasil, tendo participado de muitos dos maiores festivais de violeiros do país, nos estados de São Paulo, Goiás, Piauí, Ceará e Paraíba. Foi apresentador em diversas emissoras de rádio, a exemplo da Rádio Santa Maria, Rádio Cardeal, de Arcoverde e Rádio Cultura, em São José do Egito. Além disso, participou de alguns programas de TV, exibidos nas emissoras TV Jangadeiro, TV Asa Branca, TV Câmara, TV Paraíba e TV Pernambuco.

Por fim, o poeta também possui dois CDs e DVDs gravados em parceria com outros artistas. Atualmente (2025), Severino apresenta um programa na Rádio Princesa Isabel (92.5 FM), o “Poeta, Verso & Viola” vai ao ar de segunda a sexta, às 5 horas da manhã. Paralelamente, o artista realiza apresentações em eventos e festivais pelo nordeste, para manter viva a cultura do repente e da poesia popular, além de honrar o legado deixado por seus irmãos.

Fonte: 

Entrevista com Severino Pereira cedida à Maria Eduarda Marques em maio de 2025.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *