O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 12/02/2016

Shaolin

Humorista, cartunista, chargista, caricaturista e ator de televisão. Um dos maiores comediantes brasileiros. Um gigante na arte de imitar, e de fazer rir.
Data de publicação: fevereiro 12, 2016

Naturalidade: Coremas – PB

Nascimento: 08 de maio de 1971 / Falecimento: 14 de janeiro de 2016

Atividades artístico-culturais: Humorista, cartunista, chargista, caricaturista e ator de televisão.

DVD – Show de Piadas – Shaolin é Show, 2009.

CD – Shaolin – Só Piadas

Francisco Jozenilton Veloso, conhecido pelo nome artístico Shaolin. Filho de José Veloso da Silva e Elita Maria de Lacerda. Iniciou sua carreira artística fazendo desenhos, espelhando-se no desenhista Daniel Azulay. Com o passar dos anos, o humorista foi conhecendo o trabalho de outros profissionais como Chico, Paulo Caruso, Ziraldo, e o paraibano Fred Ozanan; e escolheu se dedicar às charges.

Shaolin destacou-se também como cartunista político do jornal “A Palavra”, do “Jornal da Paraíba” e da “Revista Nordeste”, além de radialista na Rádio Campina Grande.

Nos anos 1990, Shaolin dava os primeiros passos na televisão, em um programa de humor chamado “Shaolin”, que parodiava o programa a “Hora do Povo na TV”, da TV Borborema, afiliada SBT na Paraíba. Ele imitou personalidades populares, famosas e, acima de tudo, excêntricas da região. Casou-se em dezembro de 1994 com Laudiceia Veloso, com quem teve dois filhos.

Passando por um dos momentos mais criativos e maduros de sua carreira, Shaolin através de seu show “Espetáculo Plateia Shaolin de Férias” fazia da apresentação uma espécie de colagens de boas piadas e análises sobre o panorama político da Paraíba. Com aplauso do próprio caricaturado na imitação, o ex-governador Ronaldo Cunha Lima, que passava por momento delicado na saúde.

O artista fez participação em grandes programas da televisão brasileira, como Domingão do Faustão, A Praça é Nossa, Show do Tom, entre outros. Seu último trabalho foi no programa “Tudo é Possível” com Ana Hickmann, parodiando famosos, como Leonardo, Joelma da Banda Calypso, Zezé di Camargo, entre outros.

Na madrugada do dia 18 de janeiro de 2011, Shaolin sofreu um grave acidente na BR-230, em Campina Grande-PB Seu automóvel um Mitsubishi Pajero Full colidiu lateralmente com um caminhão, e Shaolin foi levado para o hospital com traumatismo craniano, e o braço esquerdo com fratura exposta e quase amputado. Depois de uma cirurgia de 4 horas no Hospital Antônio Targino, a equipe de cirurgiões conseguiu salvar seu braço, e ele foi colocado em coma induzido na UTI.

Em maio de 2011, Shaolin saiu da UTI para um quarto no hospital, ainda em coma. Em 10 de junho, em estado mínimo de consciência e clinicamente estável, segundo o hospital, Shaolin recebeu alta e voltou para casa em Campina Grande, após 145 dias internado.

Em setembro de 2012, a apresentadora Ana Hickmann, durante uma reportagem em que visitou Shaolin, deu-lhe um aparelho importado da Suécia que permitia a comunicação através de movimentos com os olhos. Shaolin se mostrou plenamente consciente e conseguiu se comunicar pela primeira vez desde o acidente, e expressou não estar feliz pela sua condição.

Shaolin  conseguia se comunicar e interagir com a família através de expressões faciais e dos olhos. Ele apresentava evoluções pequenas, e um processo longo e gradativo. Tinha consciência e compreendia o que acontecia ao seu redor. Na medida do possível, ele interagia.

No dia 13 de janeiro de 2016, Shaolin apresentou um quadro febril e deu entrada na UTI de uma clínica particular de Campina Grande com infecção respiratória, quadro muito comum para pacientes acamados. No hospital, o humorista sofreu uma parada cardíaca e seu falecimento foi confirmado pela esposa no dia seguinte. Shaolin morreu aos 44 anos de idade.

A informação foi publicada no Facebook de Laudiceia Veloso, viúva do artista.

“#‎LUTO Depois de 1821 dias, nosso guerreiro terminou sua batalha”.

Shaolin foi sepultado no Cemitério Campo Santo Parque da Paz, na cidade de Campina Grande. A notícia da morte do humorista repercutiu nas mídias sociais e muitos artistas e políticos prestaram homenagens ao artista.

Por conta da morte de Shaolin, o prefeito de Campina Grande, cidade onde o artista morava, decretou luto oficial na cidade por três dias.

“A lição que ele deixou foi de que não importa a desgraça, a gente sempre pode fazer graça”, disse o filho do comediante Shaolin, o também comediante Lucas Veloso.

O jovem também tinha publicado em seu perfil em uma rede social uma homenagem ao pai. “Não aprendi dizer ‘adeus’/ mas deixo você ir, sem lágrimas no olhar/ seu adeus me machuca/ o inverno vai passar, e apaga a cicatriz.” Descanse em paz, meu guerreiro! Desejo honrar sua alegria todos os dias! #LUTO”.

Fontes:

http://marcosalfredo.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1510:neste-fim-de-semana-faz-um-ano-do-ultimo-show-de-shaolin

http://srv-net.diariopopular.com.br/28_01_01/ip220103.html

http://cgretalhos.blogspot.com.br/2011/02/tv-do-passado-shaolin-na-tv-borborema.html#.VlhFdVirSM8

http://www.resumopb.com/noticia/relembre-shaolin-imita-ze-claudio.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Shaolin_(humorista)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *