O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 18/07/2017

Sidney Azevedo

Artista plástico e de arte conceitual
Data de publicação: julho 18, 2017

Naturalidade: João Pessoa – PB.

Nascimento: 23 de fevereiro de 1972.

Atividades artístico-culturais: artista plástico.

 

Sidney Leonardo Albuquerque de Azevedo é um artista plástico licenciado em artes visuais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Também foi professor de instituições como o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e a Fundação de Apoio ao IFPB (Funetec-PB).

Sua verve artística foi sendo estimulada ainda na infância, pois sua família, dos pais aos irmãos, todos gostavam de desenhar. O gosto pelo artesanato foi influência do seu avô paterno, que também o ensinou a fabricar seus próprios brinquedos, muitas vezes mais lúdicos do que funcionais. E esse avô contribuiu ainda mais quando, ainda na infância, passeava com Sidney pelo Centro Histórico de João Pessoa. Para além dessas influências no círculo familiar, Sidney nessa época já mostrava interesse por livros de arte.

Das histórias de antigas civilizações veio o fascínio pelos temas mágicos e eróticos, que constituíram a base de movimentos artísticos como a pop arte, o surrealismo, a psicodelia, tão identificados com as pinturas do artista.

Com o surgimento da fotografia muito se especulou sobre o fim da pintura, entretanto Sidney Azevedo conseguiu muito bem fundir as duas linguagens fazendo dessa arte uma especialidade sua.

“Para mim, a fotografia é como a pintura: uma forma de ver e representar o mundo objetivo e subjetivo. Por isso utilizo a imagem fotográfica, da qual me aproprio e manipulo como modelo para o exercício pictórico prazeroso. Sem sofrimento ou crise existencial. Esta pintura é filha dos meios técnicos de hoje, que vêm se desenvolvendo ao longo do tempo, desde a prensa, da gravura, da fotografia, até a imagem digital, virtual, voltando a ser pintura novamente, como a serpente mordendo a própria cauda”, argumenta o artista sobre as origens do seu trabalho para o MaisPB.

Atualmente é Diretor do Casarão 34 – Unidade Cultural da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Sidney tem larga e consolidada experiência no âmbito das artes visuais, tanto como artista quanto educador. Como Artista Visual tem participado de relevantes mostras nacionais (individuais e coletivas), bem como em exposições internacionais, tais como OBRANOME (2013), curadoria de Wagner Barja, na Galeria de Arte Contemporânea do Mosteiro de Alcobaça, Portugal; Points de Vue – Peau (2009) na Fundação Brasiléia Basel, Suíça; Le Hors Là, Aqui e Aculá (2005), na Chateau de Serviere, França.

Paralela à carreira artística, desenvolve projetos culturais enquanto gestor público municipal, na área das Artes Visuais, interessado sobretudo na preservação do patrimônio cultural e na criação de projetos artísticos que venham a contribuir para a história e a crítica de arte no Município de João Pessoa (PB).

Fontes:

http://www.maispb.com.br/46605/exposicao-de-sidney-azevedo-no-hall-da-energisa-acontece-durante-o-mes-de-fevereiro.html

http://www.jornaldaparaiba.com.br/cultura/noticia/100531_artista-quer-ocupar-casarao-34

https://www.escavador.com/sobre/6239188/sidney-leonardo-albuquerque-de-azevedo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *