Município: João Pessoa – PB
Fundação: 15 de Maio de 1985
Instagram: @sfnj_pb
A Sociedade Filatélica e Numismática de João Pessoa (SFNJP-PB) é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 15 de Maio de 1982, com o objetivo de divulgar e apoiar eventos culturais, congregando colecionadores dos mais variados itens: selos, moedas, cédulas, figurinhas, miniaturas, etc.
A instituição funcionou durante muitos anos no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, até construir sua sede própria na rua Governador José Gomes Silva, 535 – Tambauzinho. Neste local, todos os sábados, a partir das 10h, colecionadores e visitantes se reúnem.
Com o aumento das tecnologias digitais, o uso dos selos postais diminui a cada dia, restando a essas unidades de informação como a SFNJP-PB a responsabilidade de ser uma das poucas disseminadoras dessas coleções.
Além dos encontros semanais que ocorrem aos sábados na sua sede, a Sociedade também promove encontros e eventos externos, visando divulgar e incentivar o colecionismo.
O numismata é um profissional que se dedica ao estudo de moedas, papel moeda, medalhas e também objetos que eram usados para a fabricação desses objetos. Desta maneira, o numismata tem que dominar o conhecimento de história, simbologia dentre outros, para realizar seu trabalho de classificação das diferentes moedas que coleciona.
No Brasil existem associações e feiras especializadas que se dedicam ao tema. Nelas, é possível encontrar colecionadores e profissionais que intercambiam seu conhecimento bem como adquirir exemplares para suas coleções, e igualmente, o Brasil possui dois museus dedicados ao tema, como o Museu do 17 Numismática do Amazonas, em Manaus e o Museu Herculano Pires, em São Paulo.
Existe, também, o Dia do Numismata que celebra-se em Primeiro de Dezembro porque também a igreja Católica celebra São Elígio, o padroeiro dos numismatas e ourives, outra explicação possível para essa data é que durante uma reunião da Sociedade Numismática Brasileira realizada no dia 14 de Junho de 1934, o primeiro de dezembro teria sido escolhido porque foi a mesma data da coroação de Dom Pedro I como imperador do Brasil, neste dia entrou em circulação a primeiro moeda do Brasil, independente, a peça da coroação.
Sandra da Costa Vasconcelos
Fontes:
Entrevista feita por Sandra da Costa Vasconcelos
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/22167/1/MCLN23022022.pdf