Ano de Criação: 2003
Local: João Pessoa – PB
Gênero Musical: Death/Black Metal
Integrantes: Hate Devoro (vocais e baixo), Seth (guitarra), Samidarish (guitarra), Dagon (bateria)
Álbuns lançados: Sadomazocristo (2005), Renascida em Trevas (2008), Sempiterno Agressor (2011), Mutapestaminação (2016), Animaligna (2022)
Site Informativo: https://www.reverbnation.com/sodomahorde
O Sodoma nasceu na cidade de João Pessoa, em meados de 2003 e desde sua criação, se mantém com a proposta sólida em executar suas ideias liberais vociferadas. No ano de 2005 surge o primeiro álbum, intitulado “Sadomazocristo”, que foi bem recebida e pôde proporcionar a presença da banda em vários festivais pelo território nacional. O som do Sodoma leva a parecer uma celebração ao culto negro com total reverência. Muitos riffs de guitarra, que dão aquele clima bem mórbido e celebre! As bateras são aquela brutalidade misturada com técnicas e belas viradas rápidas bem executadas, com corridas em algumas partes.
Inicialmente eles surgiram fazendo uma mistura entre Death/Thrash Metal, mas com o tempo, foram moldando seu som numa pegada entre Death/Black Metal. Suas letras são em português e versam contra o cristianismo, além de temas sobre escuridão e perversões. Logo após o lançamento, algumas mudanças ocorreram na formação do grupo e novos integrantes são íntimos a tomarem posto à frente da banda. O Sodoma lança seu segundo álbum em 2008, batizado com o nome de “Renascida em Trevas”, que é notório por sua evolução sonora, qualidade de gravação e arte gráfica, concedendo ainda mais sucesso e novas oportunidades a banda.
Em 2011, lançam o álbum “Sempiterno Agressor” trazendo novos hinos para estabelecer a Lei da Fornicação e continuar a propagar o Sempiterno Kaos, contendo 10 faixas todas vociferadas à sua maneira. Tendo à frente das gravações os produtores, Andrei e Victor Hugo Targino os mesmos que produziram seu trabalho lançando em 2008 “Renascida em Trevas” e com apoio dos Selos “Gallery Productions”, Impaled Records e Funeros Distro como suporte para a divulgação do material e a parte do desenvolvimento da capa do disco sob o comando do Ricardo Necrogod e Myri Dakshakali Grupo A4.
Em 2016 lançou o quarto álbum intitulado “Mutapestaminação”, a produção, masterização e mixagem ficou a cargo do produtor Victor Hugo Targino, a capa foi assinada por Rafael Tavares, o layout do CD por Diego Dourden com as artes do encarte com desenho dos artistas Emerson Maia, Aske Severak, Jack Tattoo e Jerônimo Jr. Em 2022 lançaram o seu quinto e mais recente álbum: “Animaligna”, desde seu primeiro álbum lançado, a banda tem passado por uma evolução incrível, isso em todos os quesitos: sonoridade, lírica, atmosfera, performance ao vivo.
Em 2023, completando 20 anos de carreira, tornam-se veteranos da cena underground nacional e mantendo suas raízes intactas no Black metal. Uma das principais características da Sodoma, sua melodia ríspida e impiedosa, são suas letras, oferecendo algo fora do ordinário e oferecendo uma visão diferenciada para seus ouvintes.
Jonas do Nascimento dos Santos
Fontes: