Pesquisa e texto: Maria Clara Marques
Naturalidade: Rio de Janeiro – RJ // Radicada em João Pessoa – PB
Nascimento: 1988
Atividade artístico-cultural: Artista visual
Atividade profissional: Professora
Instagram: @sofia_bauchwitz
Sofia Porto Bauchwitz, nascida no Rio de Janeiro em 1988 e criada na cidade de Natal, RN, é uma artista visual, pesquisadora e professora do Departamento de Artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e está radicada em João Pessoa. Formada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2012, Sofia obteve o título de Mestre em Pesquisa em Arte e Criação pela Universidade Complutense de Madrid em 2013. Sua dissertação de mestrado foi acompanhada pela instalação “Ruínas”, que participou da exposição coletiva “Janos: the inmaterial Worker”, curada pelo Prof. Malcolm Bull.
Em 2017, Sofia completou seu doutorado em Belas Artes na mesma instituição, com a tese ‘El Artista Errante y El Discurso como Cartografía’, orientada pelo Prof. José Parreo. Sua pesquisa explora temas como memória familiar, ritmo pessoal e práticas artísticas contemporâneas que lidam com ideias de não-identidade, errância, jogo e ensaio. Seu trabalho frequentemente utiliza o corpo como ferramenta e material, e se caracteriza por um processo errante e experimental.
Sofia foi artista residente no Museu de Arte de Viena (MAK) em Los Angeles (Grupo XL, 2015), onde desenvolveu um projeto sobre o caminhar. Ela já expôs em instituições renomadas como o Arnhem Museum (Holanda), Sala de Arte Joven de Madrid (Espanha), Fundação Eugênio de Almeida (Évora, Portugal), Zeicheninstitut (Kassel, Alemanha), e Museo Murillo la Greca (Recife, Brasil). Entre 2014 e 2016, realizou o projeto itinerante ‘Fronteiras e Estados de Sítio’, uma cartografia de discursos artísticos que contou com três edições: na Pinacoteca do Estado do RN (2014), na Casa do Brasil em Madrid/Embaixada Brasileira (2016), e no Centro de Arte Complutense (2016).
Além de sua prática artística, Sofia escreve textos críticos e atua como curadora. Sua presença inclui contribuições para o catálogo da exposição ‘Generaciones 2019’ (Casa Encendida, Espanha) e ‘À Nordeste’ (Sesc 24 de Maio), além de ter integrado a equipe curatorial da mostra *Do Banco ao Museu: paisagens, fazeres e histórias* (Pinacoteca Potiguar, 2021). Atualmente, é colaboradora do espaço de pensamento artístico Bólide1050, em Natal.
Fontes:
https://www.escavador.com/sobre/6385269/sofia-porto-bauchwit
https://www.sofiabauchwitz.com/
https://www.ufpb.br/ufpb/contents/noticias/toma-posse-na-ufpb-nova-professora-do-magisterio-superior