Pesquisa e Texto: Walter Ribeiro
Supervisão Editorial: Eduardo Gomes
Nome completo: Suellen Feitosa Albino
Naturalidade: Campina Grande – PB
Atividades artístico-culturais: atriz, arte-educadora, produtora, oficineira, playback, palhaça e contadora de histórias
Formação acadêmica: Graduada em Filosofia – UEPB (2005)
Canais de Contato:
Instagram: @projeto.panodecuscuz
Facebook: Projeto Pano de Cuscuz | Campina Grande PB
Youtube: Projeto Pano de Cuscuz
Whatsapp: (83) 9-8847-8466
E-mail: projetopanodecuscuz@gmail.com
Suellen Maria é natural de Campina Grande (PB). A sua trajetória pessoal é fortemente marcada pela palhaçaria e pelo ensino das Artes. Ela se destaca por ter fundado, em 2008, o projeto Pano de Cuscuz. O projeto tem a criatividade como principal estratégia de abordagem para o desenvolvimento de seus fazeres no campo do teatro, da contação de histórias, da palhaçaria feminina, bem como na disseminação de cantigas do imaginário popular brasileiro. Ela se destaca pela criação da Palhaça Batalhão, e já participou de eventos internacionais como o Infancia en Movimiento: Arte Sin Fronteras (2024), em Buenos Aires, na Argentina. Ao longos dos anos, Suellen Maria também desenvolveu trabalhos como gestora de palestras, encenadora teatral, oficineira, diretora, facilitadora, produtora cultural e streamer.
No exercício docente, ela foi professora do Curso de Iniciação Teatral (2013), no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande (PB); atuou em instituições públicas e privadas de ensino fundamental na Paraíba. Suellen Maria também ministrou as disciplinas de Artes e História da Arte (2013-2022); foi professora de contação de histórias (2014-2016); e de Filosofia (2014-2015). Como oficineira, Suellen Maria já desenvolveu as seguintes oficinas: Iniciação Circense (2010), em Cuité (PB); Jogos Teatrais no Evento: II Virada Cultural de Campina Grande (2011), em Campina Grande (PB); Iniciação às ferramentas de Streams Zoom/GoogleMeet/StreamYard pelo Movimento de Artistas Independentes – MAIS (2020), em São Paulo; e Iniciação à Palhaçaria Feminina (2022), em São Paulo.
Além do projeto Pano de Cuscuz, Suellen Maria também atuou como diretora, encenadora e facilitadora no Grupo Teatro Bodega (2011-2015), em Campina Grande (PB); na Companhia Emporium de Teatro (2011-2014), em Campina Grande (PB); na Companhia do Rosário (2013-2015), em Campina Grande (PB); e na Companhia Bodopitá Playback Theatre (2011-2015), em Campina Grande (PB). Como jurada artística, atuou nas duas primeiras edições do Festival de Quadrilhas Juninas de Areial (2009-2010), em Areial (PB); e no Festival de Quadrilhas Juninas de Barra de Santa Rosa (2011), em Barra de Santa Rosa (PB).
Fonte:
Todas as informações presentes neste verbete foram checadas diretamente com a artista (Suellen Maria).
Créditos da imagem:
Suellen Maria/Acervo Pessoal