Naturalidade: Campina Grande – PB
Ano de Nascimento: 1959
Atividades artístico – culturais: Cantor, compositor, músico Instrumentista e professor de canto.
Site: http://tadeumathias.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/TadeuMathias?fref=ts
Instagram: www.instagram.com/tadeumathias
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/user/OficialTadeuMathias
Discografia:
É prá contagiar – LP (1989);
Vida real – LP (1987);
Baque solto – Philips – LP (1983).
Zuada de boca – BMG Ariola – LP (1983);
Tadeu Mathias nasceu e viveu em Campina Grande, por muito tempo, mas com o intuito de investir na sua carreira musical, ele mudou-se para o sul do país. Filho de agricultores, desde menino já impressionava por interessar-se pela música. Aos cinco anos aprendeu a tocar violão e não parou mais.
Durante sua adolescência, ainda morando na Rainha da Borborema (Campina Grande), fez algumas peças teatrais e atuou no grupo folclórico da cidade se apresentando no tradicional “Festival de Violeiros”, onde obteve o reconhecimento dos cantadores por sua representação de “Zé Limeira – O Poeta do absurdo”.
Em 1978, o músico se mudou para a capital paraíba com objetivo de se tornar um cantor e compositor profissional. No mesmo ano, Tadeu fez o show “Baião de 2” em parceria com Elba Ramalho. A parceria deu tão certo, que o músico atuou por dez anos como vocalista na banda da cantora, viajando por muitas cidades brasileiras e do exterior. Grandes oportunidades fizeram o músico morar no Rio de Janeiro, no ano seguinte.
O show “Falando Música” lhe rendeu ótimas colaborações com o compositor Santos e o percussionista Firmino. O seu dom foi reconhecido pelos principais músicos da Música Popular Brasileira, como Caetano Veloso, Marina Lima, Alceu Valença, Djavan, Lenine, Geraldo Azevedo, Emilio Santiago, e a própria Elba.
Tadeu Mathias lançou cinco discos: “Geraluz” (1981), “Zuada de boca” (1983), “Sentimento e blues” (1985), “Vida real” (1987) e por último “É prá contagiar” (1995). Também realizou parcerias com outros artistas como Lenine e Lula Queiroga no Projeto “Baque Solto”, Elza Maria em seu primeiro disco solo, Projeto “Asas da América” do compositor Carlos Fernando no Projeto “Novo Canto”, e no CDs das novelas “De quina prá lua” e “Deus nos Acuda” da Rede Globo de Televisão.
Suas canções ganharam destaques em algumas produções artísticas. Tadeu compôs 14 músicas para o musical “Os Duelistas”, com Mario Frias e André Segatti, com direção de Jorge Fernando, em 2002. Nesse mesmo ano trabalhou como ator/cantor na opereta “Os Meus Balões” de Karem Acyole. Criou e produziu a trilha sonora da peça “Dê Uma Chance ao Amor” de Heloisa Perissé, com Mario Frias e Nívea Stelman. Em uma canção de sua autoria, a atriz Claudia Raia dançou um “Pas de Deux” (É o trecho do ballet dançado por um bailarino e uma bailarina) no espetáculo “Não Fuja da Raia”. Suas composições foram gravadas por Elba Ramalho, Marinês, Angélica, entre outros artistas.
Tadeu Mathias estudou canto e técnica vocal por nove anos com a renomada prof.ª Maria Helena Bezzi. No período de 2002 até 2009 lecionou no Conservatório Brasileiro de Música. Além das aulas de canto, ele se dedica na preparação vocal de vários artistas como: Tânia Mara (participou de gravação de CD e DVD), Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Mario Frias, Nívea Stelman, Roger Gobeth, Juliana Silveira, Paola Oliveira, Marco Mena (LSJack), Rafael Almeida, Zé Henrique (Yahoo), cantores iniciantes e grupos de louvores religiosos.
O cantor fez workshop sobre sua técnica vocal na 1ª Igreja Congregacional e na 1ªIgreja Batista em Leandro, Itaguaí (RJ) e na renomada livraria FNAC, na Barra da Tijuca (RJ). Em 2010, ministrou no Seminário Semanal de Técnica Vocal para o Canto Popular, do Festival Nacional de Arte (FENART).
O compositor atua como preparador vocal no Domingão do Faustão nos quadros Iluminados, Artista Completão e Imitadores.
O músico Tadeu Mathias conquistou respeito do público e muitos admiradores com sua dedicação ao realizar trabalhos ecléticos. Atualmente segue seu trabalho dando aulas particulares, e fazendo shows cantando MPB com violão, percussão ou banda.
O artista paraibano, que além de cantor de qualidade excepcional, também é um compositor de rara sensibilidade vive num momento que para ele é de sucesso”.
“Hoje eu descobri que preciso cantar para ser feliz e ser feliz é a melhor coisa do mundo”. (Tadeu Matias).
Fontes:
http://tadeumathias.com.br/?page_id=69
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tadeu_Mathias
http://dicionariompb.com.br/tadeu-mathias
http://www.diadamusica.com.br/tadeumathias
http://www.jornaldaparaiba.com.br/cultura/noticia/69192_tadeu-mathias-faz-visita-as-raizes
http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=37432&canal=14&s=81&ss=0