Município: Tavares – PB
Localização: Região de Princesa Isabel// microrregião da Serra do Teixeira
Data de emancipação política: 17 de novembro de 1959
Distância da capital: 420 km
Área territorial: 228,599 km quadrados
População: 14.103 hab (IBGE/2010)
Gentílico: tavarense
Clima: Semiárido
Altitude: 724 m
Vegetação: Caatinga
Padroeiro da cidade: São Miguel Arcanjo
Eventos: Festa de emancipação do município de Tavares/ Festa Religiosa de São Miguel
Sítios e Distritos: Tavares foi divida em 15 áreas, sendo 03 (três) na sede do município e 12 (doze) na zona rural.
História
Por volta de 1870 o padre Francisco Arcoverde Tavares chegou à região e confrontou a autoridade do local o Major Florentino com o propósito de fundar um novo vilarejo na região. Para poder celebrar seu recém povoado, o padre edificou uma capela, tendo São Miguel Arcanjo como padroeiro, a escolha do santo anjo como protetor deve-se ao fato do filho do doador da imagem do padroeiro se chamar Miguel, vítima de um ataque de onça na região.
O povoado recebeu o nome de Tavares em homenagem ao seu padre fundador. Tavares finalmente obteve sua emancipação política em 17 de novembro de 1959.
Cultura
Tavares tem três praças centrais, localizadas na sede do ,município e danceterias localizadas nos sítios e povoados também possui dois clubes dançantes: Palmerião Clube localizado na sede do município e o Ferreirão (Sítio Domingos Ferreira). Para o lazer também há bares e campos de futebol tanto na sede quanto nos sítios e povoados.
A cidade também ficou conhecida pelos grandes torneios realizados pelos vaqueiros nos campos de vaquejada na década de 80. Esses campos ainda encontram-se na cidade.
Jonas
Fontes:
https://www.tavares.pb.gov.br>historia