O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 02/12/2015

Teatro Minerva

O primeiro teatro construído na Paraíba e possui uma acústica de excelente qualidade. Foi edificado com o objetivo de arrecadar fundos para a libertação dos escravos.
Data de publicação: dezembro 2, 2015

Município: Areia – PB

Localização: Rua Epitácio Pessoa, S/N, centro.

Ano de fundação: 1859

Contato: (83) 999350258 (Rinaldo Bandeira)

O Teatro Minerva foi o primeiro teatro construído na Paraíba possui uma acústica de excelente qualidade. Edificado com o objetivo de arrecadar fundos para a libertação dos escravos. Seu primeiro nome foi Teatro Recreio Dramático.

O equipamento cultural anteriormente foi utilizada como um cinema e, atualmente, restaurado, serve de espaço para a apresentação de peças e de área de apoio cultural para ensaios dos grupos de danças folclóricas.

O nome do teatro é uma homenagem à deusa das artes e da sabedoria “Minerva”, e foi concebido pelo areiense Horácio de Almeida. E foi construído pelas famílias mais ricas do lugar.

Atualmente se apresentam no Teatro Minerva os grupos de teatro local, o grupo de tradições folclóricas e peças de todo o Estado. Nos seus tempos áureos foi palco de grandes apresentações. O teatro é um dos responsáveis direto pela influência cultural que sempre existiu no município. Ainda mantém preservada sua arquitetura barroca original, apesar de já ter passado por várias reformas.

Funcionava regularmente com representações dos conjuntos amadores locais. Consta que mesmo companhias famosas que se exibiam em Recife, iam até Areia, recebendo sempre muitos aplausos de um povo que tinha amor pela arte e pela inteligência.

O prédio de linhas simples, tendendo mais para o tipo clássico, apresenta na fachada principal três portas e mais acima duas janelas. Em relevo o nome “Theatro Particular” e a data de inauguração.

Um frontão de formato triangular ostenta no tímpano, um ornato em relevo e mais acima uma decoração em caprichosas volutas no centro da qual há uma estatueta da deusa Minerva. Colocada por Horácio Silva, no início do século XX, quando na gestão do prefeito Otacílio de Albuquerque foram feitos alguns melhoramentos no prédio. A partir daí passou a ser conhecido por Teatro Minerva. À entrada há um pequeno hall por onde se penetra na sala de espetáculo, de piso inclinado, em tijoleiras, com uma passadeira no centro.

Do teto de madeira pende um lustre de ferro com seis braços. À volta, duas ordens de frisas, superpostas, de formato circular, em madeira, divididas por colunas simples do mesmo material.

Há luminárias em forma de candeeiros ao longo das paredes laterais. Na parte posterior, por trás do palco, estão localizados os camarins ligados ao mesmo e aos corredores por duas entradas laterais. O mobiliário um tanto rústico, foi todo renovado seguindo o quanto possível o modelo original.

Possui 53 acentos, palco com um fundo falso, onde durante as apresentações uma pessoa entrava e mostrava o que os personagens iam falar; isso na época da sua inauguração. No palco do Minerva já se apresentaram Ana Botafogo, Marcelo Antunes, e outros artistas do teatro e da televisão.

Em maio de 2015 A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) por meio da Coordenação de Extensão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC/COEX) realizou na cidade de Areia a 1ª semana de revitalização cultural do Teatro Minerva, em comemoração aos 172 anos de Pedro Américo. Neste período, foram oferecidas oficinas culturais e outras atividades para preencher a cidade com cores, tons, sons e cenários.

Fontes:

http://cidadedeareiaonline.com.br/site/45/pg8.asp

http://vivaomuseu.webnode.com.br/teatro-minerva/

http://testecg01.blogspot.com.br/2011/10/teatro-minerva-patrimonio-de-areia.html

http://www.revistadehistoria.com.br/secao/em-dia/patrimonio-de-areia

https://ccaufpb.wordpress.com/2015/05/04/i-semana-de-revitalizacao-cultural-do-teatro-minerva/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *