Município: Campina Grande – PB
Localização: Av. Marechal Floriano Peixoto, S/N, Centro
Contato: (83) 3322-7490.
Inauguração: 30 de novembro de 1963
Facebook: https://www.facebook.com/tmscoficial/
Considerado um dos mais importantes marcos urbanos de Campina Grande, o teatro é um ícone cultural, e um dos símbolos da cidade. Com uma localização privilegiada, bem no coração da cidade, o templo sagrado das artes e culturas campinenses tem uma beleza considera ímpar, com suas linhas arquitetônicas que encantam os campinenses e os turistas. Foi idealizado nos anos 1960, durante o regime militar, quando as manifestações artísticas enfrentaram a censura. Nesse período, em Campina Grande, um grupo de artistas amadores reivindicou a construção de um teatro, para expor o trabalho dos artistas, e foi aí que o então prefeito da época Severino Cabral designou o engenheiro campinense Austro França para que ele projetasse um teatro para a cidade.
A estrutura do prédio simboliza a entrada de Campina Grande na era da cultura de alto nível através do teatro. Possui uma área edificada de 4.816 m2, 682 lugares, contando com bar social, biblioteca e a Galeria de Arte Irene Medeiros. No final da década de 1970 e início da década de 1980, foi construído, dentro do teatro municipal o miniteatro Paulo Pontes, que possui 100 lugares. O prédio já passou por três reformas, a primeira foi em 1975, durante a administração do prefeito Evaldo Cavalcanti Cruz. A segunda durou entre 24 de setembro de 1986 a 20 de abril de 1988, na gestão de Ronaldo Cunha Lima, e a última em 2011 na gestão do prefeito Veneziano Vital.
Estava planejado para cobrir apenas o centro do terreno onde hoje se encontra. No entanto, surgiu a ideia de fazer um instrumento musical, pois no teatro há música e música integra a arte. Com isso, o teatro foi inspirado em um apito ou bico de flauta. Sua arquitetura moderna tem inegável importância histórica, artística e patrimonial para a cidade e região. O responsável por seu desenho arquitetônico futurista foi o arquiteto e engenheiro civil Geraldino Pereira Duda.
Atrizes como Fernanda Montenegro, Beth Goulart e os cantores (as) Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Zélia Duncan, Elza Soares, Alcione já se apresentaram nos palcos do municipal. A Casa de Espetáculos já sediou projetos como o Seis e Meia e os Festivais de Inverno, Festival Internacional de Música, Festival Colegial e o Encontro para a Nova Consciência.
Através da Associação Amigos do Teatro são mantidos vários projetos em atividades no teatro. A associação foi fundada em 2014 e é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, com objetivos culturais e artísticos, voltada à promoção e ao apoio das atividades do teatro e que trabalha em parceria com o setor publico e privado. Um dos maiores projetos da Associação Amigos do Teatro é o Dança Cidadã, que em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Campina Grande oferece aulas de Ballet Clássico, Danças Urbanas, Circo e Teatro a mais de 800 (oitocentas) crianças da rede municipal de ensino gratuitamente.
Fontes:
http://teatroseverinocabral.art.br/ https://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_Municipal_Severino_Cabral http://cgretalhos.blogspot.com.br/2012/11/teatro-municipal-severino-cabral.html#.WZyCjT6GPIU https://teatroseverinocabral.wordpress.com/about/ http://paraibacultural.com.br/portal/teatro-municipal-severino-cabral-comemora-53-anos/