Município: Teixeira – PB
Localização: Alto Sertão da Paraíba – Região metropolitana de Patos
Distância de João Pessoa: 320 km
Gentílico: Teixeirense
História
A sua origem é controversa, existem pelo menos duas histórias acerca do surgimento do município. Antigos habitantes acreditam que os irmãos João leite e Manoel Lopes foram os responsáveis pela fundação, a partir do povoado de Canudos. No ano de 1792, Manoel Lopes teria doado um terreno onde foi erguida uma capela. Essa doação estaria destinada para o patrimônio de Santa Maria Madalena. Já o historiador Coriolano de Medeiros acredita que o Capitão Francisco da Costa Teixeira estabeleceu as primeiras povoações em torno de 1761.
Oficialmente, o primeiro vigário do povoado foi Geminiano Ferreira Régis e a padroeira é Santa Maria Madalena. O distrito foi criado em 6 de outubro de 1857 por meio da lei provincial nº16.
Em 29 de agosto de 1859, o município foi desmembrado da cidade de Patos, recebeu a denominação de Teixeira e foi elevado à categoria de vila pela lei provincial, nº 4. A vila foi extinta em 1871 e criada novamente em 1874 ambas as ações foram por meio de lei provincial.
Desde a sua formação oficial, quatro territórios foram desmembrados de Teixeira e elevados a categoria de municípios, são eles: Desterro, Mãe d’Água, Imaculada e Maturéia.
O município de Teixeira possui clima quente e seco, suas limitações geográficas são representadas ao Norte pelo município de São José do Bonfim, ao Sul pelas cidades pernambucanas Brejinho e Itapetim, a Leste pela cidade de Desterro e a Oeste, pelas cidades Maturéia e Mãe D’água.
Esse município paraibano está situado na Microrregião da Serra do Teixeira e é composto por formações rochosas, entre elas destacam-se a Pedra do Talhado, O Cruzeiro, Pedra do Tendó. A geografia da região são atrações ecoturísticas para a prática de esportes radicais, como o rappel. Além disso, as rochas altas proporcionam a observação do relevo e da vegetação do Sertão paraibano. Teixeira possui elevadas altitudes do Estado da Paraíba, que varia entre 100 e 800 metros. Como principal atividade econômica destaca-se a agropecuária.
Na composição do hino de Teixeira, intitulado Torrão Querido, participaram Dr. Esdras Guedes (Letra), Sósthenes Teles Guedes e Gedeão Guedes.
Principais Pontos Turísticos:
Matriz de Santa Maria Madalena
Matriz de Santa Maria Madalena: Construída no ano de 1817 e considerada uma bela obra de arquitetura do século passado.
Cadeia Velha
A Casa de Câmara e Cadeia: Presídio do século passado, situado no centro da cidade, traz ao povo de Teixeira uma lembrança dos momentos políticos e históricos. Tombado pelo O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep)
Sobrado
O Sobrado: E o casarão da Rua Dario Ramalho, que foi construído no começo do século XX. Era a residência do coronel Cazuzinha.
Monumento do Coração de Jesus
Monumento ao Coração de Jesus: Construído pelo Padre Serrão, em preparação ao Congresso Paroquial, sendo solenemente inaugurado em 27 de outubro de 1944.
Cacimbão
Cacimba da Baixa: Foi na cacimba da baixa ou cacimbão onde de deu inicio ao povoamento de Canudos, hoje município de Teixeira.
Fontes:
Site do governo Municipal de Teixeira – http://www.teixeira.pb.gov.br
IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) – http://bit.ly/cidadesIBGE
Site Teixeira Paraíba – http://bit.ly/teixeirapb
Blog Turismo brasileiro- https://bit.ly/2MSd7C3
Marcela Mayara