O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 06/12/2018

Tenaz

Com influências como o rock e MPB, a banda possui um som potente, que mantém a conexão com o público através das letras intensas que refletem os sentimentos cotidianos, como esperanças, decepções e rotinas.
Data de publicação: dezembro 6, 2018

Município: João Pessoa – PB

Surgimento: 2015

Gênero Musical: Rock; emo; mpb

Facebook: https://www.facebook.com/tenazbanda/

Instagram: @tenazbanda

A banda Tenaz teve início em 2015, com um projeto de Andrei Lira (vocalista) e uma primeira formação que não deu certo. Além de Andrei, atualmente, a banda é composta por Danilo Pacine (baixo), João Cavalcante (guitarra) e Marcus Menezes ( bateria), que chegaram na banda, meio pelo acaso, meio por se identificarem com o som e trajetória da Tenaz.

Tenaz vem de um trecho de uma composição da banda agridoce, a música 130 anos, que traz o trecho ” não estava nos meus planos. Você sabe, a desordem é tenaz”. Tal nome reflete a essência e mensagem que a banda tenaz tem como objetivo de passar aos demais, um sentido de resistência frente às pressões.

Com influências como o rock e MPB, a banda possui um som potente, que mantém a conexão com o público através das letras intensas que refletem os sentimentos cotidianos, como esperanças, decepções e rotinas.

No que se refere a atuação no cenário paraibano, os shows realizados na cidade, em casas de show, pubs e na universidade,  são divulgados por meio das redes sociais da banda, além de contar com o apoio de amigos e fãs que levam o nome da Tenaz por onde passam.

O primeiro EP foi lançado no início de 2019 com cinco músicas, que foram tocadas pela banda em diversas casas de shows do Centro Histórico. Pouco tempo depois foi lançado o single “Um dia Após o Outro”, que foi publicado junto ao clipe.

Segundo Andrei Lira, o grupo pretendia iniciar 2020 com o pé direito, tocando por toda cidade e focando em ampliar a rede de amigos e fãs da banda, entretanto, devido a pandemia os planos foram adiados, resultando na paralisação da banda que retornou apenas no final de 2021, quando foi selecionada para participar do projeto Residência Artística do SESC Paraíba, junto a banda Flores Baldias

Desde então, a banda vem produzindo novas músicas, contando com a participação de Carolis (Ana Carolina Sales) nas vozes do EP Sereno.

 

Fontes: Conversa com Andrei Lira

https://medium.com/hiper-cubo/tenaz-nada-al%C3%A9m-de-sinceridade-257417b56839

*Atualizado por Kenidy Santana em outubro de 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *