Naturalidade: Riachão do Bacamarte – PB
Contatos: (83) 3316-2023 (vizinho) / (83) 98812-9107 / (83) 99114-2851
Atividade artístico – cultural: Artesã.
Técnica Artesanal: Manual (bordado em labirinto)
Exposições: A artesã já expôs em eventos nacionais e internacionais: Fashion Business no Rio de Janeiro (2007), no So Ethic, uma Feira de Moda Ética dentro da programação do Salão Prêt-à-Porter Paris/França (2009). No Salão de Artesanato em Campina Grande, na 3ª edição do Top 100 Sebrae (2012), e 24ª Craft Design – São Paulo, (2014), entre outras.
Tereza Matias Cristóvão é conhecida carinhosente por Dona Terezinha, e tem uma bonita historia de dedicação ao artesanato, especificamente na arte do labirinto. Ela aprendeu a técnica do bordado passada de geração em geração. E tem mostrado a especialistas da moda, do mundo inteiro, o talento, carisma, e a capacidade da mulher nordestina.
A artesã reside no Sítio Serra Rajada, pertencente ao município de Riachão do Bacamarte (90 quilômetros de João Pessoa). Terezinha relembra, “Antes nosso único mercado era João Pessoa. Eu, por exemplo, ia vender dentro dos departamentos públicos da capital. Hoje a gente recebe encomenda do Brasil inteiro e nosso trabalho está mais valorizado”.
O trabalho de Terezinha passou a ter mais valor com o aumento da visualização da técnica do labirinto, que se deu pela criação da Associação das Artesãs Rurais de Serra Rajada, que ela ajudou a construir junto com mais cinco artesãs locais, ela é presidente da associação. E comenta “Aqui, qualquer menina de oito anos já sabe fazer esses dois tipos de artesanato”.
Segundo Dona Terezinha, a dedicação a arte do albirinto, nasceu mesmo foi na associação, onde depois de tantas proezas, elas passaram a se capacitar no que fazem, com a finalidade de entrar definitivamente no mundo da moda.
A labirinteira começou a participar do “Talentos do Brasil”, um projeto realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF/ MDA) em parceria com o Sebrae.
No ano de 2007, Dona Terezinha juntamente com outras artesãs paraibanas, participaram da Paralela Gift, A linha das artesãs foi denominada de Dois Pontos (Labirinto e Bordado) e foi desenvolvida pelo designer Renato Imbroisi, a partir das características típicas da região, com desenhos que mostram a fauna e a flora do agreste paraibano. “A gente sabe fazer, mas não sabe criar. Foi muito gratificante ver esse trabalho que o Renato fez pela gente”, diz Terezinha.
Em 2009, na 11ª edição da Paralela Gift, Terezinha confeccionou todas as suas peças da “Coleção Flores do Agreste”, in loco e que foram criadas pelo grupo do estilista Ronaldo Fraga, durante o evento Talentos do Brasil, que foi idealizado pelo artista no ano de 2005.
A Paralela Gift acontece duas vezes por ano e é fechada apenas para lojistas e profissionais do setor de design e decoração. O evento acontece no Complexo Ohtake Cultural, em São Paulo. São cinco andares de exposição, sendo um inteiro para as comunidades apoiadas pelo Sebrae. Segundo os organizadores, em torno de 90 profissionais, participam e expõem suas peças, que vão do mobiliário ao design têxtil.
Segundo a gestora do programa do Sebrae da Paraíba, Marielza Araújo, “Dona Terezinha é uma pessoa que tem o empreendedorismo muito forte em sua vida, desde quando vendia seus bordados de mão em mão”.
Ainda no ano de 2009, Terezinha teve a oportunidade de ir para França, mostrar a arte do bordado em labirinto a especialistas em moda do mundo, na oportunidade a artesã apresentou várias de suas peças na So Ethic, uma feira de moda ética dentro da programação do Salão Prêt-à-porter.
O trabalho de dona Terezinha e de outras milhares de artesãs apoiadas pelo Talentos do Brasil ficaram mais conhecidos pelo mercado da moda internacional. A “Coleção Talentos do Brasil 2009 – Mãos que [Re] Fazem o Mundo”, refletiu a junção das técnicas manufatureiras milenares repassadas de geração em geração, com a beleza da matéria-prima natural, retirada da biodiversidade brasileira de forma sustentável. Tudo isso, complementado pelos saberes dos renomados estilistas e designers Ronaldo Fraga, Heloisa Crocco, Renato Loureiro, Tereza Santos, Iuri Sarmento, Virginia Scotti, Jum Nakao e Virginia Borges, que coordenam as oficinas promovidas pelo Programa.
Ao falar sobre tão importante momento na sua vida, a artesã destacou: “Estou muito contente de estar em Paris, não só porque é Paris. Estou feliz mesmo porque vou mostrar o meu trabalho, que faço com minhas amigas lá do Sertão da Paraíba, para o mundo. E isso é o mais importante: mostrar ao mundo o que a gente faz todo o dia com a maior felicidade”.
Dona Terezinha confeciona as peças em labirinto com muito carinho e amor. A artesã têm orgulho da sua arte, e o que produz com as amigas no Sertão Paraibano. A felicidade só aumenta em saber que seu trabalho está sendo exposto fora do país.
A beleza do bordado produzido na Paraíba tem ultrapassado as fronteiras, além-mar, através das mãos de Terezinha. A bordadeira é um exemplo de força e resgate da nossa cultura, com linhas, agulhas e criatividade, a artesã vai longe.
Fontes:
http://www.anba.com.br/noticia_oportunidades.kmf?cod=7427898&indice=20