O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 08/03/2016

Terezinha Porto da Silva

A artesã produz peças que vão desde corujas feitas de sisal, cortinas, suporte para plantas, arte decorativa para diversos ambientes, entre outros.
Data de publicação: março 8, 2016

Município: João Pessoa – PB

Nascimento: 10 de maio de 1944

Técnica Artesanal: Manual/outras.

Matéria-prima: Tecido, madeira, plástico entre outros.

Peças Produzidas: Corujas de sisal, garrafas decoradas com papel filtro, flores de fuxico, bolsas, chaveiros, entre outros.

Contatos: (83) 3241-2362 / 9 8827-7835 

Terezinha Porto da Silva aprendeu desde criança criar peças artesanais E faz parte do grupo “Arte Vida”. Ela trabalha com reciclagem, pintura, madeira, sisal, entre outros. Através da manutenção e modificação da matéria-prima utilizada, consegue manufaturar objetos diversificados.

A artesã produz peças que vão desde corujas feitas de sisal, cortinas, suporte para plantas, arte decorativa para diversos ambientes, entre outros. Terezinha utiliza várias técnicas, entre elas o macramê e o crochê.

Terezinha explica que o macramê consiste em tecelagem manual, em que os fios vão se cruzando e ficam presos por nós, formando assim a peça decorativa.

No crochê Terezinha produz um trançado semelhante ao de uma malha rendada, com a utilização de uma agulha especial, dotada de um gancho. Ela diz que todas as peças produzidas são guardadas em sua própria residência, e só depois vão ser vendidas em uma lojinha localizada na praia do Jacaré.

A artesã destaca que suas criações também são expostas e comercializadas em feiras de artesanato que ocorrem na Paraíba, e em outras localidades da região Nordeste.

Fontes:

Inventário/Entrevista/ParaíbaCriativa/2015/TerezinhaPortodaSilva/

http://codata.pb.gov.br/apps/sisarte/servletconsultaartesao?artesao=Terezinha%20Porto%20da%20Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *