Naturalidade: João Pessoa – PB
Nascimento: 1985
Formação artístico-educacional: Arte e Mídia – Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/2010)
Atividade artístico-cultural: Quadrinista
Website: http://kisuki.me/
Tumblr: www.kisuki.me.
Facebook: https://www.facebook.com/thaislg
Thaïs Gualberto com trema na letra “i” cresceu num meio favorável a arte, sua mãe uma poetisa, e seu pai já fez um pouco de tudo. Desde os primeiros anos da sua vida recebia o incentivo da sua genitora, que colecionava muitos quadros, livros e discos, e foi um dos principais estímulos na vida artística da quadrinista. Durante sua infância Thaís mostrava suas habilidades escrevendo livrinhos e trechos de músicas.
Foi na adolescência que Thaïs desenvolveu habilidades no desenho, influenciada pelos mangás que lia e animes que assistia, produzindo tirinhas sobre o dia a dia, que lembram o estilo japonês. Ela diz “Era mais simples, por limitação minha. Só depois desenvolvi algo mais realista. Mas ainda acho que tenho muito a melhorar para que eu possa dizer a mim mesma que sou boa”.
Quando iniciou o curso de Arte e mídia pretendia trabalhar com animação, assim que concluiu desejava fazer cinema, mas foi nos quadrinhos que se encontrou como artista. Começou a se dedicar verdadeiramente a sua carreira no ano de 2009, quando estava finalizando seu curso superior, e criou a Olga, a sexóloga taradóloga.
A paraibana ficou reconhecida pela série “Olga, a sexóloga”, e virou livro publicado em 2015. A personagem é uma especialista em sexo que, se por um lado esbanja conselhos, por outro peca por falta de paciência. Thaïs recorda “as primeiras tiras de ‘Olga’ eu fiz com o mouse, só depois comprei o material necessário para desenhar no computador, com uma mesa digitalizadora. Aí comecei a desenvolver o meu traço, a ficar mais segura”.
Em 2010, juntou-se com outros quadrinistas paraibanos e radicados no estado, e passou a fazer parte integrante do “Coletivo WC”, um grupo que visava à discussão, produção e divulgação de seus quadrinhos, dentro e fora da Paraíba. Em 2012 lançou a primeira edição da “Revista Sanitário”. Ainda nesse ano, juntou-se a Paula Mastroberti, Lila Cruz, Juliana Dalla e Daniela Beleze Karasawa, para formar o Projeto Inverna, uma publicação anual que apresentava as quadrinistas atuantes no Brasil. Em 2013 foi lançado o segundo número da Revista Sanitário.
Trabalhou para a editora Linha d’Água, onde foi capista e diagramadora. Thaïs também publicou tiras todas as terças-feiras no jornal A União. É Coordenadora de Quadrinhos na Fundação Espaço Cultural da Paraíba.
Em 2016, Thaïs passa a fazer parte da Folha de São Paulo, e ocupa um lugar diário entre os quadrinistas diários da “Ilustrada”, assumindo a vaga do renomado Angeli, à qual Thaís diz ter uma grande admiração e ser fonte de inspiração, quando questionada sobre a semelhança entre “Olga”, e “Rê Bordosa”, famosa personagem de Angeli, a quadrinista diz o seguinte: “Apesar das diferenças, são duas mulheres de sexualidade muito livre, que falam sobre drogas…, acho que Rê Bordosa pode ter sido uma das inspirações de Olga”. Segundo Thaïs, sua personagem “Olga” tem muito a ver com ela, suas amigas e com mulheres que se identificam com a luta do feminismo.
A quadrinista argumenta sobre suas influências “ Eu uso tudo que está ao meu redor, mas não sei se tenho uma influência direta… Tenho acompanhado a produção feminina de quadrinhos no país e algumas autoras no exterior também. Talvez seja essa a minha maior influência, toda essa profusão de temas e traços saídos das mentes femininas”.
Thaïs Gualberto completa “Hoje em dia as artes visuais estão fortemente presentes nos quadrinhos nacionais. Menos super heróis e mais surrealismo”.
Fontes:
https://invernablog.wordpress.com/category/quem-somos/
http://www.afjoaopessoa.com.br/evento/ciclo-jovens-talentos-thais-gualberto/
http://paraibaja.com.br/quadrinista-paraibana-assume-espaco-de-angeli-na-folha-de-sao-paulo/
http://paraibaja.com.br/quadrinista-paraibana-assume-espaco-de-angeli-na-folha-de-sao-paulo/