Naturalidade: Campina Grande-PB
Formação artístico-educacional: Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Campina Grande; Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande. Durante a graduação foi bolsista do projeto de iniciação cientifica PIBIC, onde desenvolveu pesquisas na área das artes com focos em Sociologia Urbana, Sociologia do Consumo, Violência Urbana, Cultura de Rua, Movimento Hip-Hop, Grafite e Pichação.
Atividades artístico-culturais: Artista plástico, grafiteiro e professor de Sociologia na rede estadual de ensino; atua com projetos de inclusão social para jovens em situação de risco, utilizando o “Grafite” como ferramenta pedagógica.
Técnicas: Aquarela, grafite, acrílico, pintura a lápis de cor e colagens.
Assim como aconteceu em Nova Iorque na década de 1980, a street art em grafite de Thayroni Arruda tem virado alvo de exposições e colecionadores, atraindo o interesse de um público bastante diversificado. O artista é um dos pioneiros da arte urbana em Campina Grande.
Cheias de símbolos, enigmas e elementos lúdicos, as obras de Thayroni têm a capacidade de prender a atenção de quem a contempla também o inusitado, uma vez que ele utiliza de forma criativa diferentes materiais como portas, bandejas e caixotes.
A relação com a “arte dos muros”, segundo o artista, começou ainda na infância, na cidade de Recife, quando teve o primeiro contato com a cultura de identidade urbana. Segundo o artista “foi no Colégio Souza Leão, repetindo a 6ª série, que o trabalho voltado às intervenções urbanas começou de fato a se desenhar na minha vida, de maneira mais intensa” destaca.
Thayroni destaca “foi inevitável se esquivar do que estava posto, a vivência e a experiência do urbano, por meio do graffiti, surge no espaço da cidade como uma representação da sociedade e uma forma artística gestada nas contradições desta mesma sociedade”, enfatiza o artista.
Fontes:
https://pt-br.facebook.com/thayroni