O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 15/10/2022

Thélio Queiroz Farias

Autor de quinze livros, sendo: onze jurídicos, um livro infantil, um livro contendo relatos de viagens, um de oratória e um de poesias.
Data de publicação: outubro 15, 2022

Naturalidade: Campina Grande-PB

Nascimento: 1974

Atividades artístico-culturais: Escritor e Poeta

Instagram:  @thelio.farias

Contato: thelio@leidsonfarias.adv.br.

Thélio Queiroz Farias, nascido na cidade paraibana de Campina Grande em 1974, é advogado militante, com forte atuação no Nordeste brasileiro. Formado pela Universidade Estadual da Paraíba, possui especialização em Direito Civil pela Humboldt-Universitätzu Berlin (Alemanha). Fez parte da Comissão de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB, presidiu a Comissão de Estudos de Filosofia e Literatura no Direito da OAB/PB e é membro da CBB – Confraria dos Bibliófilos do Brasil, da UBE – União Brasileira dos Escritores, do Instituto Histórico e Geográfico do Cariri Paraibano e do Instituto Histórico e Geográfico de Serra Branca-PB. Ocupa a cadeira de Pedro Américo de Figueiredo e Melo, no Instituto Histórico e Geográfico de Areia – IHGA e faz parte da Academia de Letras de Campina Grande (cadeira n. 23, cujo patrono é Mauro Luna). 

Autor de quinze livros, sendo: onze jurídicos, um livro infantil, um livro contendo relatos de viagens, um de oratória e um de poesias. Seu início no meio literário foi  publicando livros jurídicos. No início de 1996, ainda estudante do Curso de Direito da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), publicou o livro “Comentários à Legislação do Mandado de Segurança”, que teve o honroso prefácio do jurista pernambucano Pinto Ferreira. Paralelamente, publicava artigos nos jornais da Paraíba. A partir do primeiro livro, não deixei de publicar. Em 2016, publiquei meu primeiro livro não jurídico, um livro infantil, “O Menino de Pijama”, em co-autoria com meu filho Gabriel, que no ano subsequente (2017), recebeu edição norte-americana. 

O mesmo tem um projeto,  já em fase final, de publicar um livro de crônicas de viagens, que possui o seguinte título:  “É caminhando que se faz o caminho”. É um livro que expõe emoções de viagens através da prosa. Espero que o leitor possa viajar na leitura, conhecendo diversos países e sentindo a emoção que senti. Outro projeto, que tramita paralelamente, é a biografia do paraibano Pedro Américo, o famoso pintor do quadro do grito do Ipiranga, livro no qual quero mostrar os múltiplos talentos do personagem histórico.

Em 2021, publicou pela Arribaçã Editora o livro “Minhas frases dos outros”.

Como escritor e advogado, Thélio Farias agora  é o novo imortal da Academia Paraibana de Letras (APL), escolhido durante eleição realizada na manhã do dia 14 de Julho de 2023, na sede da entidade, em João Pessoa, na qual recebeu 18 votos e, agora, vai ocupar a cadeira nº 11, vaga deixada pela morte do ex-reitor da UFPB, José Jackson Carneiro de Carvalho (1940-2023). 

“Eu me sinto muito feliz e alegre. Em breve discurso que proferi, depois da minha vitória, disse que ter conseguido chegar à Academia significa a trajetória de um menino que saiu de Campina Grande e alcançou a nuvem dos sonhos. Desde a infância eu sonhava em pertencer à APL”, confessou.

Eleito, o novo “imortal” confessou-se entusiasmado com a oportunidade que terá para realizar seus projetos como novo integrante da entidade. “Quero dar minha contribuição e uma das ideias é levar a APL para o interior do estado e trazer o interior do estado para a APL, por meio de eventos, como simpósios e congressos, que divulguem os autores paraibanos, publicação de livros dos acadêmicos e ampliar a presença da Academia nas mídias digitais. É como diz o cantor Milton Nascimento em uma música que “todo artista tem que ir onde o povo está’”, disse ele, que, como presidente da Academia de Letras de Campina Grande (ALCG), também pretende levar sua experiência como gestor dessa instituição para a APL.

Livros publicados do autor:

  1. Comentários à Legislação do Mandado de Segurança (1996);
  2. Código de Processo Civil anotado com base na jurisprudência do Tribunal de Justiça da Paraíba (2003);
  3. Nova Lei do Inquilinato Comentada (2010), em coautoria com AntonioArneldo L. de Loiola;
  4. Prática das Indenizações – Casos Concretos (2010, 2ª edição 2011, 3ª edição 2018; e 4ª edição, 2021), em coautoria com AntonioArneldo L. de Loiola;
  5. Registro Público Anotado (2010), em coautoria com Ítalo Couto Farias Bem e Taney Queiroz e Farias;
  6. Práticas Abusivas das Operadoras de Planos de Saúde (2011, 2ª edição 2013, 3ª edição 2018), em coautoria com Carolina Steinmuller Farias;
  7. Acidente de Trabalho (2011);
  8. Dos Juros (2011);
  9. Defesas Eleitorais (2012, 2ª edição 2016), em coautoria com Roberto Jordão de Oliveira e Cláudio Lucena Neto;
  10. Teoria e Prática Processual Contra Banco (2013, 2ª edição 2015; 3ª edição 2016; 4ª edição 2017; e 5ª edição 2018);
  11. Constituição Federal Interpretada (2017);
  12. O Menino de Pijama (2016), em coautoria com Gabriel ThelSteinmuller Farias (publicado em edição norte americana, com o título The boy in pajamas, pela GlobalSouth Press Inc., Rockeville, Maryland, 2017).
  13. Namastê – impressões de um brasileiro na Índia e no Nepal (2019);
  14. Vinte Poemas de Viagem e uma Canção de Chegada (2020);e
  15. E do tempo não cessa a caminhada (2020).

Sandra da Costa Vasconcelos

Fontes

http://editora.cepe.com.br/autor/thelio-queiroz-farias

http://www.arribacaeditora.com.br/thelio-queiroz-farias/

https://www.instagram.com/thelio.farias/

https://auniao.pb.gov.br/servicos/copy_of_jornal-a-uniao/2023/julho/jornal-em-pdf-15-07-23-cdepc.pdf/view

http://www.revistaconexaoliteratura.com.br/2020/10/entrevista-com-thelio-farias-autor-do.html