Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos
Naturalidade: Campina Grande-PB
Atividade artístico-cultural: escritor
Atividade profissional: professor, historiador e jornalista
Formação Acadêmica: Graduação em História pela UEPB (2003-2009); Especialização em História do Brasil e da Paraíba pela FIP – Faculdades Integradas de Patos (2010-2011); Mestrado em História pela UFCG (2012-2014)
Publicações: Pré-história II – Estudos para a Arqueologia da Paraíba (2011); Impressões do Cotidiano Vol.1 – Crônicas (2019)
Facebook: Thomas Bruno Oliveira
Instagram: @thomas.bruno
Thomas Bruno Oliveira é professor, escritor, historiador e jornalista, mestre em História, especialista em História do Brasil e da Paraíba, nascido em Campina Grande. É cronista do Jornal ‘A União’ e colunista do site ‘Turismo & História‘. É sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (além de vários congêneres municipais) e da Academia de Letras de Campina Grande. Também é sócio-fundador da Sociedade Paraibana de Arqueologia e do Instituto Histórico e Geográfico de Serra Branca, do Instituto Histórico e Geográfico de Esperança e do Instituto Histórico e Geográfico de Areia.
Sócio honorário do Instituto Histórico e Geographico do Cariry Parahybano, sócio efetivo da União Brasileira de Escritores, do Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica e do e do Instituto Histórico de Campina Grande. Colaborador externo do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da UEPB, sócio da Sociedade Brasileira de Espeleologia, também integra a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e da Associação Campinense de Imprensa e da Associação Nacional de História.
Pesquisador externo do Núcleo de Pesquisa em História Local, também atua na área de História da Paraíba e de Campina Grande, Pré-História e Arqueologia da Paraíba, Patrimônio Histórico Cultural e Turismo, tendo trabalhos e livros publicados sobre as temáticas. Já escreveu para os jornais ‘Contraponto’ e ‘Diário da Borborema’, além de alguns portais de notícias da Paraíba. É ainda colaborador do Blog Retalhos Históricos de Campina Grande e do Ambiente de Leitura Carlos Romero.
Uma de suas publicações literárias mais conhecidas é “Impressões do Cotidiano” , publicada em 2019, onde por meio do seu olhar, de sua paixão, pelo não habitual, transformando o tempo em paisagem, Thomas tenta tocar os leitores pelos escritos apresentados. “As Impressões do Cotidiano”, são artefatos para a construção da memória dos lugares e dos sujeitos neles incrustados no seu dia a dia vida afora. É uma performance que fala da vida das pessoas, dos fatos, acontecimentos e personagens das cidades e seus espaços, ensaia falar do outro e de suas alteridades, observando o cotidiano, seus lugares e ao redor dos centros urbanos, serras e montanhas.
Fontes:
https://digitalizabrasil.com.br/e-books/impressoes-do-cotidiano
https://www.escavador.com/sobre/4372504/thomas-bruno-oliveira