O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 27/06/2019

Tia Beta

Elizabeth Ferreira da Silva, que era carinhosamente chamada de tia Beta, foi uma ilustre moradora da cidade de Cabedelo.
Data de publicação: junho 27, 2019

Naturalidade: Cabedelo – PB

Nascimento: 22 de março de 1924

Falecimento: 02 de setembro de 2003

Atividades Artístico-culturais : Educadora e narradora de contos e lendas

Elizabeth Ferreira da Silva, que era carinhosamente chamada de tia Beta, foi uma ilustre moradora da cidade de Cabedelo-PB , filha de Geremias Félix Ferreira e Maria Cândida Barbosa Ferreira, descendentes de indígenas da comunidade de pescadores Baía Formosa, localizada no litoral do Rio Grande do Norte. Nascida no dia 02 de março de 1924, em Cabedelo, tia Beta cresceu juntamente ao desenvolvimento da cidade, com uma significativa contribuição na vida de muitos de seus moradores.

Elizabeth foi alfabetizada desde cedo, por iniciativa da família, pois no tempo em questão, não era comum que mulheres, sobretudo de origem humilde, se dedicassem aos estudos. Neste momento, a vida da jovem filha de pais caiçaras ganhou uma perspectiva diferente, lhe foi proporcionado o que era negado a várias outras jovens que se encontravam na mesma situação, o contato com a vida escolar, vida esta que ela dedicou-se intensamente.

Estudou até a 5º série em uma escola para meninas, porém teve que desistir temporariamente da sua formação, pois seus pais não tinham condições de continuar provendo o material escolar necessário para que ela pudesse prosseguir nos estudos. Apesar das barreiras, Elizabeth não se deixou abater definitivamente, em 1936, recebeu a habilitação para lecionar como professora do primário. Em 1948, foi aprovada no magistério e passou a lecionar na escola Pedro Américo, tradicional escola situada no centro de Cabedelo.

Em 1984, depois de 37 anos na docência, tia Beta foi compulsoriamente aposentada, mas o seu envolvimento com a população não se limita ao ambiente escolar, vai bem mais além, ela desenvolvia atividades esportivas em grupo para crianças e jovens, sendo conhecida também por ser uma hábil narradora de lendas e contos. Seus contos e lendas foram registrados no livro Tia Beta conta contos e lendas e ganhou também uma extensão em CD, além disso, um projeto audiovisual intitulado Tia Beta: contos e lendas foi empreendido pelo diretor Eduardo P. Moreira, mas não chegou a ser lançado por falta de financiamento. Como forma de homenagem, uma escola na cidade de Cabedelo, no bairro de Renascer, leva o nome de Elizabeth Ferreira da Silva.

O legado de tia Beta está na memória dos que tiveram o prazer de conviver com ela, no entanto a sua história carece de atenção, correndo o risco de não chegar ao conhecimento das gerações vindouras. A perpetuação do conhecimento coletivo sobre esta personalidade de notável importância no cenário educacional paraibano, é de suma necessidade, pois é parte da construção cultural do município.

Eli Soares

Fontes:

http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario9/PDFs/1.20.pdf

https://www.kickante.com.br/campanhas/curta-metragem-tia-beta-contos-e-lendas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *