Naturalidade: Picuí – PB
Nascimento: 24 de julho de 1982
Atividades artístico-culturais: Escritor e Jornalista
Formação: Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba , Mestrado e Doutorado em escrita criativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Graduando em Letras.
Facebook: https://www.facebook.com/tdgermano
Instagram: https://www.instagram.com/tdgermano/
Tiago Germano é escritor e jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba e está com a graduação em Letras em andamento. É autor de quatro livros, natural da cidade de Picuí– PB, no Seridó e reside na cidade de João Pessoa – PB.
Ele conta sobre o seu primeiro contato com a literatura através de uma lembrança da sua mãe que lia contos de fadas para ele e os seus irmãos, antes de dormir. A partir disso, o escritor foi incentivado durante a sua infância e adolescência com o hábito de leitura, “de lá pra cá não parei mais, sou um leitor voraz e provavelmente me considero mais leitor que escritor, que é o meu campo de atuação”, explica o entrevistado sobre a sua vontade incessante de leitura.
O escritor relata que a sua história com a cultura paraibana está atrelada aos seus antepassados, principalmente com o seu tio avô, Antônio Henriques Neto que era poeta popular. Ele também menciona algumas inspirações como Augusto dos Anjos, Débora Ferraz, Tarcísio Pereira, Maria Valéria Rezende e tantos outros. Sobre as suas inspirações e o reconhecimento indivíduo nordestino e paraibano, o artista comenta: “Eles que fizeram eu me entender acima de tudo como nordestino, raiz e fruto dessa terra, um cara que hoje se orgulha muito de viver na Paraíba onde o cenário literário me parece especialmente efervescente hoje em dia”.
O entrevistado possui quatro livros publicados, o primeiro é uma coletânea de crônicas intitulada “Demônios Domésticos” (Le Chien, 2017) que foi indicado ao Prêmio Jabuti. O segundo livro foi um romance, “A Mulher Faminta” (Moinhos, 2018) e em seguida retornou aos contos com “Catálogo de Pequenas Espécies” (Caos e Letras, 2021) e por fim, o seu último lançamento “O que pesa no norte” (Moinho, 2022).
Além de leitor e escritor, também ministra oficinas de escrita criativa e leituras críticas na Edícula Literária e presta serviços à Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba com projetos em execução, como o Agosto das Letras que visa a democratização do acesso à literatura e ao livro. Comenta também a possibilidade do lançamento em 2023 de outra obra intitulada “Banzai”, decorrente do seu doutorado.
Jaqueline Rodrigues
Fontes:
Entrevista com Tiago Germano feita por Jaqueline Rodrigues.