Naturalidade: João Pessoa – PB
Data de nascimento: 25 de julho de 1986
Atividades artístico-culturais: Cantor e compositor
Instagram: https://instagram.com/tiagosoteropb
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCTccjCLrg04YsIgwcygzUCg
Tiago Sotero é um cantor e compositor paraibano, nascido e criado na cidade de João Pessoa. Iniciou sua trajetória musical quando ainda era criança, no momento em que se deparou com o violão, originando assim uma conexão com as cordas, algo que só fez crescer ao longo dos anos.
Ele participou do Projeto de Cordel, em escolas municipais da região de Santa Rita e João Pessoa, onde foi arranjador e instrumentista, e logo após essa experiência, tocou em bares e shoppings pela cidade, o que contribuiu diretamente com sua formação profissional. Integrou o quarteto de forró pé de serra “Forró Mambembe” entre 2008 e 2018, que se apresentava em festas particulares e eventos públicos, e também a banda “Alfaiarte”, de 2011 a 2017, que tinha um som mais experimental, reunindo o rock progressivo com elementos da cultura popular nordestina.
Atualmente, faz parte do projeto “Sotero e as Bênça” desde 2018, onde entoa poesias que retratam o cenário e a história de resistência local, produzindo música autoral, brasileira, nordestina e, sobretudo, paraibana. O grupo faz a mescla das cordas com os instrumentos percussivos, unindo a música tradicional e a moderna, mostrando visões do sertão e do litoral. Em 2019, foi lançado o álbum “Fervendo a palma”, disponível em todas as plataformas digitais.
Em 2019, Tiago Sotero foi finalista no II Festival de Música da Paraíba com a canção “Canto Protetor”, em 2020, no III Festival de Música da Paraíba, sua composição “Bala e Neblina” foi selecionada, e em 2021, foi finalista novamente no IV Festival de Música da Paraíba com a música “Pelas Calçadas”.
Tiago Sotero também faz parte do Coletivo Compor, na cidade de Campina Grande, que reúne compositores de música autoral que movimentam o cenário cultural. Junto ao coletivo, já participou de shows e lives em suas redes sociais com outros diferentes artistas, e durante a pandemia, participou do webfestival “#EuFico emCasaPB”. Sua identidade musical é marcada pelas experiências que acumulou ao longo de sua jornada artístico-cultural, seus ritmos vão do coco de roda ao maracatu, afrobeat, rock, cavalo marinho, forró, brega, samba, funk, soul e muitos outros, se marcando como uma grande fonte de inspiração.
Azoka Gouveia Filho
Fonte:
Entrevista com Tiago Sotero feita por Azoka Gouveia Filho