Naturalidade: Patos – PB
Atividades artístico-culturais: poeta, repentista e cordelista
Atividades profissionais: técnico em construção civil, fotógrafo profissional e comerciante
Instagram: @poetatiaolima
Facebook: Tião Lima
Sebastião Basílio de Lima, poeta, repentista, cordelista e popularmente conhecido como Tião Lima, nasceu em 14 de novembro de 1948 na Fazenda Cruz, em Patos, no estado da Paraíba. Filho de Basílio Luiz da Silva e Luiza Maria de Jesus, Tião cresceu no berço cultural do sertão paraibano. O poeta teve influência da cantoria de viola e do forró já no seio familiar, onde suas primeiras referências são os tios Romano e Manoel Bonifácio Lima, sendo este último seu primeiro professor, que lhe ensinou a tocar viola e repassou as primeiras instruções para a brilhante carreira que ali se iniciava. Sua primeira apresentação foi no dia das mães de 1966, onde essa data se tornou um dia memorável para Tião.
No início da carreira Tião dividia seu tempo entre o trabalho na roça e cantorias, seus caminhos aos poucos foram se abrindo para que o mesmo pudesse alcançar o reconhecimento que tanto merecia, antes de abraçar de vez a carreira artística foi técnico em construção civil, fotógrafo profissional e comerciante.
Ele casou e a busca por uma melhor qualidade de vida o impulsionaram a trocar sua cidade natal por Alagoa Grande, no agreste do estado. Nos anos 1970 o trabalho de técnico em construção civil, ainda levaria Tião e sua família a cidade pernambucana de Vitória de Santo Antão, onde seu segundo filho, Astier Basílio, também poeta, nasceria em 1978.
Logo depois, retornou à Paraíba e em 1986 Tião foi convidado a conhecer o universo radiofônico, quando o jornalista Luiz Aguiar, lhe convidou para apresentar um programa matutino na rádio Cariri, onde ele com sabedoria, abraçou a oportunidade.
Produzindo e participando de cantorias, sempre sentiu-se honrado no trabalho por ele desenvolvido e lembra com alegria dos mais de vinte festivais que já teve o prazer de organizar. Entre os cordéis já escritos, é a bibliografia do papa João Paulo II, que teve uma boa e grande repercussão. Atualmente sua maior fonte de inspiração é o filho Astier, com quem já dividiu os palcos e cantou também com grandes nomes, a exemplo de José Vicente da Paraíba, Moacir Laurentino, Severino Feitosa e Louro Branco.
Sandra da Costa Vasconcelos
Referências:
https://reporterjunino.com.br/2017/06/15/tiao-lima-gente-da-gente/
https://www.youtube.com/watch?v=5gvIdSzzSDw&ab_channel=R%C3%81DIOEsperan%C3%A7a