Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos
Cidade de Origem: Cajazeiras-PB
Ano de Fundação: 1995
Integrantes Atuais: Naldinho Braga (baixo); Erivan Araújo (voz, violão e guitarra); Renato Oliveira (percussão e pífano); Pepi Braga (guitarra); Eliza Garcia (bateria)
Álbuns Lançados: Tocaia da Paraíba (1997); Botando pra Quebrar (2005); Cariris Contemporâneos (2025)
Facebook: Tocaia da Paraíba
Instagram: @tocaiadaparaiba
Criada em Cajazeiras em 1995, a Tocaia da Paraíba consolidou-se como uma das bandas mais relevantes do cenário musical paraibano, com uma proposta que valoriza a riqueza rítmica e poética do Nordeste. Ao longo de sua trajetória, o grupo lançou os álbuns “Tocaia da Paraíba” (1997) e “Botando pra Quebrar” (2005), e agora marca sua história com “Cariris Contemporâneos”. A música do grupo Tocaia da Paraíba, que impressiona pela autenticidade e originalidade, representa de forma eclética os mais genuínos ritmos nordestinos, revelando a herança cultural de seus membros. Sua música passeia por gêneros como o Baião, a Ciranda, o Xaxado, o Coco de Roda e ritmos afros como o Maracatu, sem, em algum momento, apelar para a rima fácil, de linguagem vulgar, que infelizmente tem-se feito presente em trabalhos de gente pouco comprometida com a qualidade daquilo que faz para estes é mais fácil e rentável ignorar o caráter cultural da nossa música para atender a demanda imposta pela “lógica do mercado”.
A harmonia dos arranjos revela a qualidade e o profissionalismo que norteia o trabalho do Tocaia, comprometido com o resgate dos autênticos elementos que dão base à música verdadeiramente nordestina. O segundo CD do grupo teve o apoio da UFCG, de alguns profissionais liberais que incentivam a cultura e a participação de artistas da terra, a exemplo da cantora e compositora paraibana Cátia de França na faixa “Saóra”, o que confere ainda mais credibilidade ao trabalho. Os CD’s do Tocaia foram bem produzidos e bem acabados trazendo encartes de primeiríssima qualidade, rico em informações e fotografias que destacam personalidades e outros motivos folclóricos locais e regionais. As letras das músicas não foram esquecidas e foram sobrepostas às imagens, num capricho gráfico que em nada fica a dever às melhores produções do mercado fonográfico nacional.
Em 2025, a banda completou 30 anos de trajetória, em comemoração foi lançado seu mais novo álbum: “Cariris Contemporâneos”. O disco, composto por 11 faixas inéditas, apresenta um mosaico sonoro que transita entre o jazz, o baião, o coco, a ciranda, o xote, o maxixe, os batuques afro-brasileiros e as sonoridades da Jurema sagrada. A faixa-título, composta por Erivan Araújo, Naldinho Braga e Lau Siqueira, dá o tom do álbum e reflete a identidade musical da banda, que equilibra tradição e contemporaneidade, criando paisagens sonoras únicas inspiradas no cotidiano do Alto Sertão. O projeto conta com participações especiais de artistas como Escurinho, Pedro Osmar e Paulo Ró (Jaguaribe Carne), Luizinho Calixto e Julián Sánchez, entre outros nomes.
Na formação atual da Tocaia da Paraíba, seguem os fundadores e compositores Naldinho Braga (baixo) e Erivan Araújo (voz, violão e guitarra). Ao lado deles, os músicos Renato Oliveira (percussão e pífano), Pepi Braga (guitarra) e Eliza Garcia (bateria) trazem suas influências e renovação ao som do grupo. A banda já está em processo de montagem do novo show, que além das músicas do álbum incluirá sucessos memoráveis como Jackspanderiá, Saóra e Visão do Absurdo. A produção de Cariris Contemporâneos foi contemplada pelo Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, do Governo do Estado da Paraíba, e teve suas gravações iniciadas em 2018 no Estúdio “Peixe Boi”, sob a direção musical e arranjos de Erivan Araújo.
Fontes:
https://informaparaiba.com.br/2025/02/06/tocaia-da-paraiba-celebra-30-anos-com-novo-album/
https://wscom.com.br/tocaia-da-paraiba-celebra-30-anos-com-novo-album/