Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos
Cidade de Origem: João Pessoa-PB
Ano de Formação: 2018
Gênero Musical: Rock, Reggae e Axé
Integrantes: Toni Silva (cantor e guitarrista), Leandro Santos (Percussão), Hermerson Cardoso (percussão e vocal), Thiago Jorge (bateria), Éverton Nascimento (baixo), Wellington Arroz (trompete), Nadinho (trombone)
Facebook: Tracundum
Instagram: @tracundumoficial
YouTube: Tracundum
Spotify: Tracundum
Formada em João Pessoa, Paraíba, por Toni Silva (cantor e guitarrista), Leandro Santos (percussão), Hermerson Cardoso (percussão e vocal), Thiago Jorge (bateria), Éverton Nascimento (baixo), Wellington Arroz (trompete) e Nadinho (trombone), a Tracundum é uma banda que nasceu da vontade dos integrantes de tocar e reviver o axé, relembrando sua melhor fase, quando bandas como Timbalada e Olodum tocavam pelo país inteiro. Através de um axé mais enxuto, sem perder a pressão sonora e o suingue clássico do estilo, a banda mistura guitarras de rock e batidas eletrônicas à percussão característica do gênero.
A ideia do projeto Tracundum é fazer um axé mais enxuto, sem perder a pressão sonora e o suingue clássico do estilo. A Tracundum fez seu primeiro show no dia 15 de dezembro de 2018 e, em dezembro de 2021, lançou suas primeiras músicas autorais, denominadas “Irradiante” e “Ela Faz”, disponíveis em todas as plataformas digitais. Em 2022, o grupo deu grandes passos para seu primeiro compilado de músicas autorais, o EP “Tamo aí!”, e lançou os singles “Aruandê”, “Jacumã” e, mais recentemente, “Bem”.
Segundo informações passadas por Toni Silva ao portal “PB News”, “Bem” é uma música do ator, cantor e compositor Lukete, junto com Daniel Pina, também músico, cantor e compositor de João Pessoa. Toni fecha a tríade de compositores da canção. A música traz em sua letra a leveza de um amor vivido na capital paraibana, descrevendo pontos turísticos da cidade sob a visão de quem está apaixonado, tanto por alguém quanto por João Pessoa.
Em 2022, Daniel Pina e Lukete lançaram três músicas juntos: “Cachaça Caranga”, “Jeitín” e “Por Ti”, todas produzidas por Toni Silva. Esta, entretanto, é a primeira vez que a banda Tracundum se junta à parceria. Três singles foram lançados ao longo de seis meses neste projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc. O EP “Tamo aí” é a junção de todas as influências da Tracundum, trazendo músicas descontraídas que percorrem os gêneros do rock, reggae e axé. O álbum está disponível nas plataformas.
Fontes:
https://portalcorreio.com.br/tracundum-lanca-aruande-single-do-disco-de-estreia/
https://pbnews.com.br/noticia/38949/ouca-o-novo-single-de-tracundum-pb